Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Palestra de Richard Branson, da Virgin, gera polêmica...
Why not, Sir?
"A apresentação de Sir Richard Branson gerou muita polêmica, nesta segunda-feira. Teve gente que amou o sujeito e outros acharam que ele não passa de um roqueiro que passou do tempo. Apesar da timidez, ele arrasou e mostrou que não precisa de mais nada além de sua própria figura no meio do palco vazio. Tudo o que ele construiu fala por si só e combina muito bem com o seu discurso pouco convencional e aquele toque charmoso do humor inglês. Quem tem conteúdo não precisa de enfeite.
Já no começo, uma idéia do por que a Virgin é tão bem sucedida: construímos a empresa desde o início de forma totalmente fora das regras comuns de negócio, disse ele. A Virgin é uma empresa que funciona como um ecossistema que se auto regula através de movimentos naturais. Falando assim, parece que é o tipo de coisa que não dá certo no mundo capitalista. Mas os negócios bem sucedidos em vários segmentos não deixam dúvidas de que uma empresa movida a paixão funciona.
Fazer as mesmas coisas que os outros mas sempre de um jeito diferente. Na Virgin, todo mundo tem que se divertir, quem trabalha lá e quem é cliente. Ninguém gosta muito do cotidiano e se identificar com uma marca que presta serviços de forma pouco convencional é um atrativo irresistível. Além disso, a Virgin tem vários projetos e atua sempre com foco na responsabilidade social. Isso faz com que a marca tenha, além de serviços diferenciados, toda a simpatia das pessoas preocupadas com o futuro do planetinha azul e dos seres que o habitam.
Ele contou algumas histórias que viraram símbolo desse estilo why not? de ser, como a da criação da Virgin Atlantic, no final dos anos 70. Ele estava no Caribe quando a companhia aérea local cancelou todos os vôos. Sir Richard simplesmente fretou um avião e ofereceu uma viagem muito diferente, cheia de diversão para todos os passageiros que iriam viajar na companhia tradicional. No final da viagem, um passageiro comentou: vocês têm um serviço ótimo, por que não abrem uma companhia aérea? Alvo de piadinhas do então presidente da British Airways, ele deu o troco, pintando, mais tarde, uma nova safra de aviões da companhia com as palavras Bigger than Yours.
E o que mais dizer de um sujeito que quer democratizar as viagens espaciais através da Virgin Galactic e criar "a experiência mais intensa e maravilhosa que nossos passageiros já tiveram" - segundo ele? Sir Richard está construindo o primeiro dos cinco veículos espaciais da Virgin, a SpaceShip Two, no deserto de Mojave, e deve fazer seu primeiro vôo teste em breve.
Richard Branson destoou do padrão das conferências aqui em São Francisco, e não podia ser diferente. No meio de tantos power points e apresentações convencionais, só uma tela branca com a marca vencedora e seu idealizador visionário contando histórias foi o ponto alto da DMA até agora.
Para saber de todas as histórias da Virgin, leia Losing My Virginity: How I've Survived, Had Fun and Made a Fortune Doing Business My Way do próprio Richard Branson.
Um pouco da biografia do fundador da Virgin está no próprio site da empresa: http://www.virgin.com/aboutus/autobiography/
Carol Gleich
Diretora de Criação Online da Fábrica Comunicação Dirigida, que está enviando boletins exclusivos sobre o DMA 2006 para o Clubeonline
Veja tudo sobre a 89ª DMA no blog http://www.fabricad.com.br/dma/
Leia texto anterior aqui.