arrow_backVoltar

89º DMA – Parte 1

Diretora de criação da Fábrica cobre evento de marketing direto para o Clubeonline

16.10.06

"Começa a 89ª edição do DMA, com um fim de semana intenso e muita polêmica, em São Francisco, na Califórnia.


O encontro de marketing direto, esse ano, parece ter muito mais foco e palestras bem divididas, o que facilita muito a vida de quem quer ver de tudo um pouco mais.


Além das apresentações sobre database, e-mail mkt e criatividade em comunicação dirigida, que acontecem todo ano, o que chamou mais atenção foi a pré-conferência sobre Search Engine Marketing.

Lotadas durante todo o final de semana, as sessões se alternaram entre estratégia e uma parte super técnica, com direito a explicações sobre programação e métodos para otimizar a busca.


O SEM não é mais nenhuma novidade, o que mudou na conversa foi como usar essa ferramenta com maior efetividade e ir muito além do link patrocinado. Parar de pensar como um nerd de TI e procurar formas de montar uma estratégia que parta do ponto de vista das pessoas foi o foco de muitos discursos.


Como tudo na internet, o SEM tem uma caída para o tecniquês e o excesso de regrinhas: 'Site em flash? Nem pensar, o Google não acha nada lá'. 'Filme? Áudio? Não, não, só conteúdo em html'. Para desespero dos criativos, mais e mais restrições. Mas não estamos caminhando, cada vez mais, para sites com som e imagem, flash movies, interatividade, podcasting? Não queremos entregar conteúdo de uma forma mais quente, mais surpreendente, olho-no-olho? A TV não vai virar web e a web virar TV?


100 milhões de vídeos são vistos diariamente no YouTube. Ninguém mais consegue fazer uma conta de quantos blogs existem na rede. A web 2.0 reflete mais do um comportamento, é um fenômeno mundial. Qualquer pessoa hoje publica um conteúdo pela primeira vez na web em 5 minutos. A revolução do vídeo não tem mais volta. O Google acaba de comprar o YouTube e essa dupla não dá ponto sem nó.


Como criar sites com muito mais som e imagem e ao mesmo tempo fazer com que funcionem com os sistemas de busca do Google, Yahoo, Windows Live e mais alguns que devem surgir por aí?  Segundo a comScore qSearch, 99% das pessoas que estão na web usam sistemas de busca. 56% delas pelo menos uma vez por dia e 21%, quatro ou mais vezes por dia. Não dá para ignorar mesmo, mas tudo é uma questão de equilíbrio. Achar o ponto certo é a tarefa da vez. É hora de jogar o velho fora e pensar tudo de novo.


O palestrante do 'keynote'desta segunda-feira, Michael Davis, vp e diretor de mídias emergentes da Draft, foi direto a esse ponto, começando com uma frase de John Cage: 'Não entendo por que as pessoas temem as novas idéias. Eu tenho medo das antigas.'"


Carol Gleich
Diretora de Criação Online da Fábrica Comunicação Dirigida


Veja tudo sobre a 89ª edição do DMA no blog  http://www.fabricad.com.br/dma/


 

89º DMA – Parte 1

/