Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Santa Clara cria para CBN
Inspirada num rei inglês, que no século XIX (1872) teve a idéia de colocar um banquinho nos arredores do palácio para que seus súditos subissem nele e falassem o que quisessem - até mesmo contra o próprio rei - a Santa Clara criou uma ação para a rádio CBN. As filmagens aconteceram nesta quinta-feira (27), no viaduto Santa Ifigênia, em São Paulo.
A agência utilizou a idéia de "Speakers Corner", em que pessoas começam a falar sobre determinado assunto e o público acaba parando para ouvi-las. O objetivo da Santa Clara com a ação é mostrar que conteúdo inteligente atrai público, ao contrário do que diz o senso comum.
"No Brasil, se convencionou que o que dá audiência é bobagem. Nós discordamos. Com a ação, queremos mostrar que conteúdo inteligente atrai, assim como os súditos que falavam coisas inteligentes já atraíam mais público, há séculos", ressalta Fernando Campos, sócio e diretor de criação da Santa Clara.
Para pôr em prática a ação, a Santa Clara convidou três jornalistas da CBN - Lúcia Hypólito, Heródoto Barbeiro e Juca Kfouri - a subirem num banquinho em plena Santa Ifigênia para falar sobre um tema livre.
Lúcia, por exemplo, abordou a questão de que no país as pessoas acham que política é "coisa de políticos" e defendeu que a política deve ser feita no dia-a-dia, pelos cidadãos. Mais de 500 pessoas se agruparam no local para ouvir a jornalista, segundo Campos. "Ela falou por uns 20 minutos e as pessoas interagiram com ela, fizeram perguntas. Quando ela terminou, ninguém queria deixá-la descer do banquinho. 'Tem mais pergunta', diziam", ressalta o publicitário.
A equipe da O2 Filmes, sob a direção de Luciano Moura, documentou a ação com três câmeras de cinema e duas de vídeo.
O material se transformará em filmes de 1' e de 30", que serão veiculados em São Paulo, Brasília e Porto Alegre, daqui a aproximadamente um mês. "A partir dessa idéia, estamos explorando o conceito que desenvolvemos para CBN: inteligência atrai inteligência", pondera Campos.
Os filmes farão parte de uma campanha mais ampla que a Santa Clara está desenvolvendo para CBN, que trará ainda mídia impressa e outras ações. "Na verdade, toda essa estratégia faz parte de uma filosofia, de uma visão de marca que estamos desenvolvendo para a emissora de rádio", completa Campos.
Confira, em breve, o filme finalizado aqui no Clubeonline.