arrow_backVoltar

Quebra de tabu

Itália usa palavra 'preservativo' em campanha pela 1ª vez

23.11.07

O Ministério da Saúde da Itália rompe um tabu e lança uma campanha de prevenção à Aids usando, pela primeira vez, a palavra "preservativo" em comerciais para TV.


As autoridades de saúde italianas sempre omitiram a palavra ou a menção explícita ao preservativo em suas campanhas públicas, preferindo utilizar mensagens mais sutis como "proteja seu amor". Mas por conta dos números recentes sobre a disseminação da Aids no país, o Ministério da Saúde decidiu quebrar o tabu.


A nova campanha tem como carro-chefe um filme, que será veiculado a partir do início do próximo ano.


O comercial coloca a camisinha como principal instrumento contra a infecção do vírus HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis e foi gravado nesta quinta-feira (22), no aeroporto internacional de Fiumicino, em Roma.


O enredo traz a história de dois casais – um jovem e outro adulto –, que se encontram dentro de uma farmácia no aeroporto.


O jovem tem vergonha de comprar a camisinha, mas a garota toma a iniciativa e pensa em oferecer uma à outra mulher, que troca um sorriso com o homem a seu lado. Em seguida todos os passageiros vão comprar preservativos, deixando o embaraço de lado.


O ação mostrará também os números da Aids na Itália, onde cerca de quatro mil pessoas são infectadas pelo vírus HIV todos os anos - mais de uma a cada duas horas.


Com informações da BBC Brasil.

Quebra de tabu

/