Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Sabedoria Simpsoniana, por André Kassu
A Veja culpou o piloto. Alguns jornais andaram culpando o piloto. Especialistas de boteco culparam o piloto depois da primeira leitura da caixa-preta. Eu não entendo nada de avião. Sou um ignorante e é o que me faz continuar sem medo deles. Quanto menos eu sei, menos eu sofro.
Mas do muito que eu li, uma coisa parece unânime: um acidente aéreo só acontece pela conjunção de fatores. Pista curta, falta de grooving, manutenção precária, ausência de área de escape, excesso de órgãos que não fazem nada. Sei lá. Não quero julgar isso. Não me cabe. Pessoas muito mais preparadas no assunto aviação, deputados federais, por exemplo, estão fazendo isso por mim.
O que me assusta é a sabedoria Homer Simpson que impera no Brasil. Em um antológico episódio dos Simpsons, Homer ensina a Bart as lições mais importantes da vida: Não fui eu. Foi ele. Já estava assim quando eu cheguei.
Aplique essa lição ao acidente do 3054. Não, não foi o presidente. Nem o diretor da Anac, muito menos o matusalênico Waldir Pires.
Não é culpa da Marta, nem do reverso travado. Não foi a reforma da pista, nem o tamanho dela. Não é culpa da TAM, nem dos homens da Infraero que sorriam à beira da tragédia.
Já estava assim quando eu assumi. Aliás, sempre esteve assim. Meio largado, entregue a Deus. A pista já era mínima, o caos já estava instalado, os controladores já trabalhavam no limite, a população é que resolveu morar perto do aeroporto.
E claro, a mais importante de todas: foi o piloto. Sem apuração devida, sem comparar dados. O piloto virou o mordomo do Brasil. É o ícone máximo da cultura do tirar-o-meu-da-reta que rege nossos dias.
Essa busca incessante dos inocentes para promover, ou condecorar, os culpados. A inversão de valores a que estamos nos acostumando. O culpado é sempre o outro.
Ingênuos somos nós, ensinados a assumir nossos fracassos. Não vamos a lugar nenhum. A dissimulação é o caminho a seguir.
Mas não fui eu quem disse isso. Foi ele.
André Kassu é redator da F/Nazca S&S
Comentários
Bruno - Também não fui eu quem bateu palmas ao ler esse texto. Belo texto. Fiquei mal a ver que o bode expiatório perfeito era alguém que não podia se defender. Assim fica muito mais fácil de colocar a culpa em uma só pessoa (no caso duas).
gabriel - completamente pertinente. Como se o piloto realmente quisesse enfiar o avião no prédio. Agora, o que um deputado federal sabe de aviação mesmo?
Gustavo Pellagio - A culpa é do criativo junior. Que inscreveu uma campanha de KY em Cannes sem ninguém da agência saber.
Mega - E mesmo que se prove que um dos muitos fatores tenha sido um erro do piloto, fica a pergunta: quem treina e dá cursos de atualização (ou, ao menos, deveria fazer isso) ao piloto não é a companhia????
Ana Paula - Boa noite! Realmente muito cômodo culpar alguém que nem tá aqui pra se defender... a culpa é da chuva naquela tarde 17/07/07, da pista, do edifício, exceto dessa equipe que aí está: Anac, Infraero, Aeronaútica. É lamentável.
Joca - Muito bom o texto, mas hoje graças a revista veja eu entendo tudo de aviação, e acho que se o repórter estivesse no aviação a tragédia teria sido evitada, afinal ele sabia a posição exata das manetes. Ele e a maioria das pessoas que hoje discutem o assunto. Até segunda!
Alexandre - Agora a culpa é do piloto! Ainda bem que não disseram que era um atentado do Osama bin laden
Patrícia Lima - Quando eu vim comentar, já tinham comentado a matéria... mas mesmo assim, querendo falar, falamos, querendo reinvidicar, reinvidicamos, querendo viver... ops, aqueles tripulantes não puderam isso... olha só dona Marta Suplicy, será que aqueles passageiros tiveram tempo de relaxar e gozar a vida o suficiente???? Ridícula.
Samuel - Excelente texto.
Helison - Desculpe descordar de nosso colega Gabriel, acredito sim que deputados federais estão altamente gabaritados a discutir tal assunto. Quem mais no país anda de avião no mínimo 2 vzs por semana? Ótimo texto! Parabéns!
Gilberto Prujansky - Grande Kassu! O que eu fico admirado é ver o empenho dos tais entendidos em aviação para achar um culpado. Me lembra uma cena dos Cães de Aluguel em que os bandidos apontam suas arma uns para os outros. Quem será o pior de todos? Este país parece mesmo dirigido pelo Tarantino! ;-) Abraçãaao