arrow_backVoltar

Hábitos & Consumo

Globosat divulga estudo

10.10.06

A programadora de TV por assinatura Globosat apresenta a edição 2006 do estudo “Hábitos & Consumo”, que tem como objetivo traçar um perfil do telespectador da TV por assinatura e dos canais Globosat, com dados fornecidos pelos Institutos Ipsos e Ibope.


A pesquisa reúne oito tópicos: informações sobre o mercado, perfil do telespectador, posse de bens, setor econômico, hábitos de lazer, segmentação dos telespectadores, perfil dos canais Globosat e descrição da metodologia adotada na pesquisa.


Dentre os principais dados apurados, a nova edição mostra que o market share da TV por assinatura cresce a cada ano em relação à TV aberta. Nos últimos quatro anos, de acordo com o Ibope, a participação do meio aumentou 14%. 
 
Os telespectadores solteiros são o segmento que mais assiste a programação dos canais Globosat, representando 47% do total de assinantes.


A renda média familiar dos telespectadores Globosat é de R$ 4.531,36 e supera os ganhos da população pertencente à classe AB e do público da TV por assinatura em geral (R$ 4.340,03).  


O estudo aponta que os telespectadores da Globosat têm interesse por tecnologia e inovação: 74% possuem celular e 48% possuem computador pessoal. Aparelho de som com MP3 foi adquirido por 15% dos telespectadores. Entre 2004 e 2005, o total de telespectadores Globosat com aparelhos de DVD em casa cresceu 21%. Aumentou significativamente também, neste período, o número de telespectadores proprietários de TV com telas de 29 polegadas ou maiores, demonstrando que esse público valoriza o hábito de ver televisão. 
 
Com referência ao consumo, os itens mais comprados pelos telespectadores Globosat nos últimos 30 dias foram: CDs (37%), jeans (31%), tênis (24%), roupas/artigos esportivos (19%), jogos/brinquedos (15%), roupas sociais (11%) e óculos de sol (10%). 
 
Desde o lançamento do Hábitos & Consumo, em 1997, a base de assinantes da TV por assinatura cresceu cerca de 60%, passando de 8,9 milhões de telespectadores para 14,2 milhões em 2005 (Fonte: PTS Operadores).


No ano passado, a Globosat lançou uma pesquisa que procurou “personificar” os sete tipos de telespectadores da TV por assinatura brasileira.


A nova edição traz dados atualizados sobre os tipos: o “Boa Gente”, formado pelos chefes de família que representam 20% do total;  as “Mulheres Atuais”, que dividem suas preocupações com a administração da profissão, 17% do total; os “Bem Informados” que são os que mais lêem livros, se interessam por política, economia e tecnologia e representam 16% do público; as “Dedicadas”, em sua maioria donas-de-casa que somam 15%; as “Descoladas”, que perfazem 13%; os jovens altamente qualificados, chamados de “Ligados”, que são 13% do total; e os auto-suficientes “Absolutos”, que representam 6% do total de assinantes.


As informações contidas no “Hábitos & Consumo 2006” têm como  base os Estudos Marplan/EGM (Estudo Geral de Meios), que são feitos a partir de uma base single source, na qual os dados de mídia, consumo, atitudes e estilo de vida são extraídos de uma mesma amostra. Os levantamentos oferecem informações atualizadas sobre os nove mercados brasileiros: Grande Rio de Janeiro, Grande São Paulo, Grande Porto Alegre, Grande Salvador, Grande Belo Horizonte, Curitiba e São José dos Pinhais, Fortaleza e Brasília. 


Outras informações no site www.globosatcomercial.com.br.

Hábitos & Consumo

/