Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Anunciantes reduzem investimentos publicitários em reality-shows. Motivo: saturação
"Os anunciantes portugueses estão a investir cada vez menos no patrocínio de reality-shows, devido à produção de edições sucessivas destes formatos.
Esta é a conclusão de um estudo realizado pela OMD Research, para a agência Lusa.
O estudo analisou três programas: 'Big Brother', 'Operação Triunfo' e 'Ídolos', que são exibidos atualmente, em horário nobre, nos três principais canais portugueses.
O 'Big Brother', transmitido há três anos pela TVI, foi o que registrou maior apoio (a preços de tabela) por parte das marcas patrocinadoras.
O programa tem sofrido, no entanto, um decréscimo gradual nesses investimentos.
A segunda edição foi a que atraiu maior verba publicitária (mais de 13 milhões de euros), enquanto a edição actual ('BB IV') angariou pouco mais de três milhões de euros.
O 'Big Brother II' obteve também um número recorde de marcas patrocinadoras: 16, entre as quais a Sicasal, a Telelista, a Bom Petisco e a Grundig.
A atual edição conta com o apoio comercial de seis marcas.
O estudo da OMD Research indicou ainda que as duas edições do 'Big Brother Famosos', que tiveram duração menor que as restantes, obtiveram um investimento publicitário total muito semelhante - cada um dos programas atraiu por volta de quatro milhões de euros em investimentos publicitários.
Também a primeira edição do 'Operação Triunfo' foi, de acordo com a OMD Research, a que conseguiu conquistar maior verba publicitária.
A edição inicial do programa, exibido na RTP 1, obteve apoio de nove marcas e nove milhões de euros, no total.
A segunda edição atraiu apenas três marcas.
Ainda no ar, o 'Operação Triunfo II' só soma, até ao momento, cerca de 113 mil euros em receita publicitária.
O estudo analisou ainda a performance de 'Ídolos', exibido na SIC, desde setembro.
Apesar de não existir termo de comparação, uma vez que esta é a primeira edição do programa, a OMD verificou que o formato angariou mais de dois milhões de euros, em nove semanas de transmissão, um investimento substancialmente mais elevado que o verificado na 'Operação Triunfo II'.
A operadora Optimus e a empresa de crédito Cofidis foram as duas marcas que apostaram no 'Ídolos'.
Os valores apresentados neste estudo são baseados em preços de tabela e não incluem os descontos negociados com os veículos. Servem, no entanto, como indicadores para o mercado".
Meios & Publicidade
/