arrow_backVoltar

Blackspot Beacons

VML em projeto que previne acidentes nas estradas

03.08.15

A VML Austrália, em parceria com a Transport For New South Wales, criou a Blackspot Beacons, ferramenta que transmite mensagens aos motoristas por meio do rádio de seus carros e os avisa sobre os perigos na estrada.

Muitos dos acidentes que acontecem nas estradas australianas se concentram em trechos chamados de "pontos cegos", os "blackspots", onde curvas perigosas e acessos escondidos podem surpreender motoristas desavisados.

A ferramenta é resultado de pesquisa liderada pela VML, para encontrar uma maneira de comunicar aos motoristas momentos de perigo eminente.

Blackspot Beacons são transmissores de curto alcance montados na sinalização existente e projetados para incitar uma mudança imediata de comportamento do motorista segundos antes do perigo surgir na estrada por meio da interrupção da transmissão da programação do rádio que é substituída por uma mensagem sobre as condições da pista à frente.

Cada transmissor conta com faixas direcionais de antena, uma unidade de transmissão FM e um indicador de intensidade de sinal que mede a força do sinal ambiental de rádio em volta do transmissor, calibrando-o para substituir o sinal de rádio. Ele é abastecido por uma bateria de gel. Em versões futuras, a ideia é usar energia solar.

Quando os carros passam pelo raio de alcance dos Blackspot Beacons, a transmissão direcionada substitui a frequência na qual o rádio do carro está sintonizado e entrega uma breve mensagem de segurança. Depois, o rádio volta à sua programação normal.

 

 

Blackspot Beacons

/