arrow_backVoltar

Uma Ponte para Noel

Coca-Cola promete impressionar com curta de Natal (veja o trailer)

12.11.15

Para celebrar a proximidade do Natal, a Coca-Cola Brasil lança uma "produtora fantasia" chamada "Caravana Produções", que todo ano convidará roteiristas e diretores de cinema para criar contos sobre a tradicional Caravana Iluminada da marca, que leva caminhões natalinos a diversas cidades brasileiras.

Em sua estreia, a “Caravana Produções” lançará nesta quinta-feira (12) o curta-metragem “Uma Ponte para Noel”, que passa a ser exibido nacionalmente na rede Kinoplex de cinema nesta sexta-feira (13). A criação é da J.Walter Thompson.

Assinado pelo escritor, jornalista e cineasta José Roberto Torero, o roteiro conta a história de Matias, um menino que sonhava com a visita de Papai Noel à sua cidade.

A direção é do cineasta e fundador da Spray Fernando Grostein Andrade (“Quebrando o Tabu”) e a fotografia é do italiano Blasco Giurato, que participou de clássicos como “Cinema Paradiso” e “Doutor Jivago”.

No elenco estão Guilherme Ely, como Matias, e Milhem Cortaz (“Tropa de Elite”), como o pai do menino. A trilha sonora tem assinatura de Lucas Lima.

"Mais do que uma campanha, pensamos este projeto como uma plataforma de entretenimento. Queremos transformar as Caravanas de Natal da Coca-Cola no personagem principal de uma história que se renova a cada ano, tocando os consumidores de todo o Brasil por meio de diferentes plataformas", observa Marcelo Páscoa, diretor de IMC (Integrated Marketing Communication) da Coca-Cola Brasil.

"Nosso objetivo foi resgatar esse espírito da magia natalina que as Caravanas de Natal da Coca-Cola ajudaram a moldar e que nos inspiram desde sempre por onde passam", comenta o CCO da J.Walter Thompson, Ricardo John.

A história de Matias no curta também será contada nos desfiles das Caravanas Iluminadas. Os caminhões natalinos ganharão, este ano, novas alegorias para apresentar o conto e farão parte das ações regionais da Coca-Cola, como o Natal Luz de Gramado, no Rio Grande do Sul.

Em parceria com o Google, a agência recorreu ao Cardboard, um visor de realidade virtual, para levar as Caravanas para o mundo digital, com uma animação 360º assinada pelo Zombie Studio, responsável também pela produção do comercial da campanha junto com a Spray Filmes.

Feito de papelão, o Cardboard funciona com um smartphone acoplado, transformando o celular em óculos básicos para realidade virtual. "Com o Cardboard, o Google espera que essa iniciativa leve o público a um ambiente 3D de maneira simples e divertida", afirma Marcio Garcez, diretor de negócios do Google Brasil.

Com a tecnologia, foi possível criar diferentes ângulos e histórias paralelas para o curta, em formato de animação, desde o momento em que os caminhões da Caravana chegam à cidade de Matias.

"Tudo o que tínhamos no mercado até então eram pequenos experimentos, mas nada tão complexo como o cenário todo que desenvolvemos para essa produção gigante, com 40 personagens em cena, todos com animação exclusiva", afirma Paulo Garcia, cofundador e Chief Creative do Zombie Studio.

"Muito inspirador misturar cinema, publicidade e entretenimento nessa plataforma, inovando no tempo, espaço e narrativas, na televisão e na internet", defende Grostein, da Spray.

Após a exibição nos cinemas Kinoplex, o curta "Uma Ponte para Noel" será exibido em TV a cabo e em um break exclusivo na Rede Globo. Na sequência, o conto estará disponível na internet.

Ficha Técnica:

Agência J. Walter Thompson
Cliente: Coca-Cola
Produto: Coca-Cola
CCO: Ricardo John
CSO: Fernand Alphen
Head of Art: Fabio Simões
Head of Digital: Fábio Simões
Direção de Criação: Gustavo Lacerda e Gustavo Soares
Roteiro/Argumento: José Roberto Torero, Ricardo John, Gustavo Soares
Redatores: Julia Velo, Ana Cavalcanti e Guilherme Nesti
Diretores de Arte: Gustavo Lacerda, Pablo Lobo, Ricardo Kawano, Fernanda Sousa, Ilka Freitas, Pedro Coelho, Pedro Ricci
Atendimento: Felipe Giacon, Stefano Paduan, Daniel Rybak
Gerente de Projetos: Thiago Segundo, Richard Wolter, Marina Masiero
Mídia: João Dabbur, Camila Bertoli, Stella Lopes, Beatriz Luna, Ligia Mattos, Allan Gomes, Juliana Magalhães, Mariana Santos
Planejamento: Isabella Mulholand, Sara Silva, Gisele Bambace
Diretora RTV/Artbuyer: Marcia Lacaze
Produtora RTV/Artbuyer: Marcia Lacaze, Ana Mello
Produção Digital: Maisa Delgado, Sergio Costa
Clientes: Adriana Knackfuss, Marcelo Pascoa, Bianca Rosenberg, Patricia Pieranti, Vinicius Limoeiro, Andreia Rebello, Carla Dart

Produtora: Spray Filmes
Direção: Fernando Grostein Andrade
Co Direção: Raoni Rodrigues
Direção de Fotografia: Blasco Giurato
Diretor de Fotografia 2ª unidade: Bruno Vieira
Produção Executiva: Luiz Ferriani Nogueira e Roberta Reigado
Atendimento: Lucia Leite, Daniele Pizzo e Carla Onishi
Diretora de Arte: Claudia Calabi
Edição: Raoni Rodrigues, Caio Saad, Renan Cipriano e Kelvin Freitas
Finalização: Lili Carvalho, Driano Torres, Regina Mimi Yokota
Pós Produção: Raoni Santos e Dot Cine
Concept art/Matte Paint/Produção 3D: Zombie Studio

Produtora de Animação: Zombie Studio

Produtora de Som: B.A.start
Trilha Original: Lucas Lima
Mixagem e finalização de som: Pedro Lima (WeCanDo Audio Post)
Locução (Trailer): Walker Blaz

Uma Ponte para Noel

/