arrow_backVoltar

Texto da Redação

Radiohead: quando o silêncio vale ouro

03.05.16

Qual a melhor banda do mundo hoje? Antes que se alongue o tempo em infindáveis discussões a respeito da qualidade de uma ou de outra, vamos ao que importa nesta terça-feira, 3.

O Radiohead, mais uma vez, causa buzz com suas sacadas no mundo digital. Não se sabe – e não dá para se ter ideia agora – se o próximo álbum vai ser primoroso. Mas ele já está fazendo barulho. E isso sem ainda ter sido lançado ou sem ter sido divulgado algum comunicado oficial dando conta de quando ele pintará.

Para muitos, a resposta para a pergunta acima é mesmo o grupo liberado pelo vocalista Thom Yorke. Independentemente da qualidade musical da banda, o Radiohead sabe como se movimentar no universo interativo e provocar sua legião de fãs e um batalhão de críticos em torno de suas iniciativas. O primeiro grande movimento foi ter distribuído In Rainbows pela web ao valor que o consumidor quisesse. O álbum – o sétimo da carreira – foi lançado em 10 de outubro de 2007, após um hiato de quatro anos sem produção nova.

Depois, em 2014, o Radiohead lançou um aplicativo para celular que fazia arte a partir da execução de músicas. A ideia de criar o app, chamado Polyfauna, surgiu na esteira de The King of Limbs, o oitavo álbum do grupo, de 2011 (que teve direito até a um jornal especial). Para quem não lembra, faz parte desse trabalho a faixa Lotus Flower, que bombou no YouTube graças à dança engraçada de Thom Yorke, que ganhou várias versões, inclusive uma baseada na Globeleza.

E agora? O que aprontou o Radiohead? Na segunda-feira, 2, a banda apagou o conteúdo disponível em suas redes sociais. Nada no Facebook, nada no Twitter, nada no Instagram (mesmo o site oficial tinha se tornado uma tela branca). Crise de apagar conteúdo no Facebook, meio mundo já teve (especialmente depois de um belo pé na bunda). Mas no caso do Radiohead gerou-se um enorme burburinho pela expectativa de um novo álbum, o nono. Afinal, são cinco anos sem novidades. Alguns fãs tinham recebido uma mensagem misteriosa dizendo para cantar uma música que queimará uma bruxa.

Bem, a bruxa chegou. Nesta terça-feira, o grupo primeiro liberou um vídeo curto no Instagram, replicado no Facebook. Os fãs já começaram a falar entre si... A ansiedade subindo. Aí, veio outro trecho, ambos de animação. Até que veio a tacada final: um vídeo novinho, no YouTube. O buzz só cresce, o que sugere que, antes de fazer barulho, é bom fazer silêncio para que a novidade desperte muita atenção.

O vídeo novo é uma canção que se chama Burn The Witch. A produção é toda em animação. A direção é de Chris Hopewell (que já havia trabalhado com a banda, com o clipe There There e que fez comerciais para Hershey e Honda, entre outras marcas), com produção de Rosie Lea Brind e edição de Ben Foley. A produtora é a Jacknife, com efeitos especiais da Buckloop.

O Radiohead se apresenta no Primavera Sound, em Barcelona, e está com turnê internacional (W.A.S.T.E.) engatilhada. Ah, claro, o Facebook deles está atualizado, com foto de capa e de perfil novas.

Por Lena Castellón, da redação do Clubeonline

Texto da Redação

/