arrow_backVoltar

The Other Side of the Medal

Triste história de Matheus Silva em campanha da Ogilvy

26.07.16

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Ogilvy & Mather Amsterdam criou campanha para a Anistia Internacional da Holanda, que tem como proposta mostrar ao público "o outro lado da medalha".

O comercial "The Other Side of the Medal" (assista abaixo), começa destacando o estádio olímpico no Rio de Janeiro. Em seguida, aparece um jovem, de costas, correndo, enquanto uma arma é disparada. Uma mensagem diz: "No Rio, Matheus Silva correu os 100 metros mais rápidos de sua vida".

Neste ponto, os telespectadores poderiam esperar a história de um atleta que triunfou sobre a adversidade. Mas não é o caso. Em vez disso, o filme segue mostrando o jovem fugindo de policiais com um grupo de amigos, antes de ser baleado nas costas. A vítima, de 19 anos de idade, foi "morto em 2014. Inocente e desarmado", informa o texto.

Matheus foi uma das mais de 2.651 pessoas na cidade mortas por violência policial desde que o Rio foi anunciado como sede dos Jogos Olímpicos (há sete anos), a maioria dos quais, jovens negros.

"A polícia bate recordes no Rio", conclui o comercial, convidando as pessoas a assinar uma petição pelo fim da violência policial no Rio.

O comercial faz parte da campanha "#PoliceBreakingRecords".

"O filme é baseado na história real de um jovem na flor da idade, e cuja vida foi tirada brutalmente. Uma história que nos tocou ", explica o diretor de criação Jacques Massardo, da Ogilvy & Mather Amsterdam.

"Apesar da promessa de que o Rio seria uma cidade olímpica segura, a quantidade de mortes como resultado de balas da polícia aumentou ao longo dos últimos dois anos. Pedimos às pessoas em todo o mundo para agir e maximizar a pressão sobre o Brasil. Os Jogos Olímpicos devem ser vistos como uma celebração, não um lugar para a violência policial excessiva", defende Jan Willem Dol, coordenador da campanha da Amnistia Internacional da Holanda.

Ficha Técnica:

Client: Amnesty International Nederland
Account: Pauline Landa (Ogilvy & Mather Amsterdam)
Creatives: Djajant Hanenberg, Helen Fernando, Jacques Massardo (Ogilvy & Mather Amsterdam)
Production: DPPLR
Direction: Daniel Dow
Producer: Lotte Kwak
DOP: Aage Hollander
Focus Puller: Justus Engelbracht
Line Production: Soulkitchen
Composition & Sound Design: Audentity
Off-line/colorist: Ruben Labree
Creative Producer: Nils Vleugels
Compositor: Bas Wijers
Production assistant: Titus Vriend
Styling: Nadine Rodenburg
Aerial Cinematography: Ricardo Malaguti
Broadcast/cinemacopies: Captcha!
Camera: Camalot & Camaleón
Bioscoopmasters: Haghefilm Digitaal en Cinemeta
Media Sanoma | SBS, Jan Mineur Mediavision, STER, RTL

The Other Side of the Medal

/