Abrace a incerteza

Lições das empresas mais inovadoras do mundo

21.02.17

Na décima edição de seu ranking das 50 empresas mais inovadoras do mundo, divulgado recentemente, a Fast Company fez um balanço do que já apareceu em suas listas anteriores e apontou caminhos que explicam quando uma companhia consegue se colocar a frente dos competidores (confira o ranking completo aqui).

Entre os critérios que norteiam a escolha dessas empresas está o impacto que ela gera não apenas no mercado, mas no próprio consumidor, chegando a ponto de alterar ou construir hábitos. Há, porém, outras características que indicam quanto uma companhia é inovadora. Entre elas, a coragem de abraçar a incerteza e incorporar o conceito de experimentação.

Esqueça a perfeição

CEO da empresa número 1 do ranking, Jeff Bezos explica que nem tudo na Amazon é orquestrado para a perfeição. Sua lição não está exatamente no valor das métricas e dos dados – que são muito bem trabalhados pela empresa, por sinal –, mas nessa cultura que aceita a imperfeição e permite ver que ideias podem surgir de diferentes fontes e formas.

Entenda o que os jovens querem

Outra característica identificada pela Fast Company se refere à atenção que se dá a juventude. Quando surgiu o primeiro ranking de empresas mais inovadoras, o Snap (ex-Snapchat) não existia – e hoje ela é a quinta companhia na lista de 2017. Também não existiam a Uber (terceira colocada) e nem o Spotify (10ª). Como lembram os editores da revista, os surgimentos desses negócios iluminam o risco que se estabeleceu na indústria e indicam como os gostos da cultura moderna mudam mais rápido do que nunca. Os jovens consumidores estão sempre esperando o novo e isso significa produtos melhores.

Estude os chineses

Uma lição diferente é ter a China no radar. No ranking deste ano, seis companhias são chinesas. A Fast Company observa que os dias em que se olhava o país somente como produtores de cópias baratas já são passado. Há um ecossistema voltado para a inovação que é tão competitivo quanto o Vale do Silício. Empresas como Alibaba (11º lugar) e Tencent (12º) estão muito focadas no futuro, de tal modo que até companhias norte-americanas estão atentas ao que fazem. E isso quer dizer que elas estão constantemente se atualizando.

Não se distraia. Mantenha o ritmo

Mais um destaque: existem empresas que conseguem manter seu ritmo de inovação. São inegáveis seus esforços. Entre as companhias que voltaram a aparecer no ranking (comparando-a com a lista do ano anterior), há algumas cujo ritmo de inovação, cuja agilidade e agressividade nos negócios se sobressaem em meio ao mercado. Segundo a revista, a Netflix (sétima colocada) abriu sua plataforma para grande parte do mundo e estabeleceu um modelo para que seu conteúdo seja visto off-line. O Airbnb (17º) atua com reservas e está explorando venda de bilhetes. E o Buzzfeed (18º) soube aproveitar uma ideia, Tasty, e transformar em um enorme sucesso. Qualquer distração que possa atrapalhar o andamento de outros negócios, ela não afetará essas empresas. Elas não param.

Siga quem está sabendo fazer

A Fast Company selecionou um grupo de empresas criativas que estão desestruturando certas áreas. São elas: Glossier, Kenzo, Clique Media Group, Hypebeast e RewardStyle. Nas palavras dos editores, esses players utilizam o conteúdo como o motor das vendas. Outros dois exemplos são Beyond Meat e Chobani, que tocam no ponto da saúde em torno dos alimentos. One Medical, Medtronic, Celmatix e Headspace apontam para uma onda de mudanças tecnológicas na medicina. A questão é acompanhar os passos de quem está inovando.

Inovação tem alma

Nem tudo tem de envolver dinheiro, afirma a Fast Company. Alguns negócios que entraram no ranking têm mais a ver com um espírito de doação. Pledge 1% traz uma nova proposta para startups. Ou seja, além de oferecer percentuais dos lucros para seus empregados, por que não separar uma parte do dinheiro e utilizá-lo em uma causa? A GoFundMe, uma plataforma que levanta recursos para iniciativas, entre elas muitas de fundo social (em um modelo parecido com o Kickstarter), atingiu em outubro passado a cifra de US$ 3 bilhões.

Foque no que pode controlar

De acordo com a Fast Company, se há uma linha que percorre o ranking de 2017 é a importância de ter foco. A revista aponta que a partir do ano passado, o cenário político lançou muitas razões para incertezas e mesmo para uma pausa. Os editores asseguram que a receita para tempos obscuros é a estagnação. É preciso seguir em movimento porque a sociedade se movimenta. As empresas que acompanham esse ritmo e que são perseverantes na busca de suas missões se encontrarão em posição mais fortalecida que as demais se tiverem de enfrentar qualquer disrupção política ou econômica no caminho.

Confira o top 10 das empresas mais inovadoras no ranking da Fast Company:

1. Amazon

2. Google

3. Uber

4. Apple

5. Snap

6. Facebook

7. Netflix

8. Twilio

9. Chobani

10. Spotify

E veja quem são as que mais se destacam no setor da publicidade e do marketing (mais detalhes aqui):