Amigo Anônimo

AA e JWT lançam bot no Messenger para atender dependentes

17.04.17

Para marcar os 70 anos do Alcoólicos Anônimos (AA) no Brasil, a entidade apresenta o projeto "Amigo Anônimo", criado pela J. Walter Thompson Brasil em parceria com o time do Creative Shop, do Facebook.

Trata-se de um bot do Messenger que se propõe a oferecer um canal para ajudar na recuperação de dependentes do álcool.

O sistema automatizado para interagir com as pessoas pode ser acessado por celular ou pelo computador. Para acessar, clique aqui.

Segundo a agência, 48 horas após o lançamento, a página do AA teve 20 mil curtidas e o bot passou dos 70 mil acessos. A entidade ressalta, no entanto, que o serviço "não substitui o atendimento humano".

De acordo com a agência, o bot identifica se a pessoa tem algum problema com bebida e oferece as primeiras orientações sobre como lidar com a doença. Ele também presta suporte em momento de recaída, informa sobre grupos de atendimento de emergência e orienta amigos e familiares de dependentes. A ideia é incentivar o público a ir pessoalmente a uma unidade do AA.

O desenvolvimento do serviço foi realizado a partir de uma parceria entre a J. Walter Thompson, o time do Creative Shop e a Movile.

"A ideia surgiu a partir da percepção das inúmeras dificuldades que a pessoa enfrenta com a doença, desde ter certeza se realmente é um dependente alcoólico até o medo ou vergonha de ir a um grupo presencial", comenta Rodrigo Grau, CCO da J. Walter Thompson.

Ficha Técnica:

Agência: J.Walter Thompson
Cliente: Alcoólicos Anônimos
CCOs: Ricardo John e Rodrigo Grau
ECD: Humberto Fernandez
Direção de Criação: Mariana Borga
Criação: Fernando Palandi, João Gandara, Pablo Lobo e Erico Braga
Ilustração: Ana Maria Alves de Moraes e Pict
Atendimento: Thiago Galdi e Enrico Cavallari
Mídia: João Dabbur e Pedro Graca
Diretor de Fotografia/Fotógrafo: Régis Fernandez
Editor/Motion Designer: Marcus Prado