arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

Tecnologia a serviço da criatividade (Karina Israel)

15.05.17

"Como vamos inovar nesta campanha? Onde tem tomada?

Que inovação você vai trazer para o meu evento? Aceita um café?

Queria uma tecnologia nova, assim, diferente! Água com gás?

Preciso inovar, algo disruptivo, sabe?"

Inovação é uma demanda frequente, a palavra virou vírgula nos briefings nossos de cada dia.

Mas afinal, que inovação é essa? O que se esconde por trás dessa demanda? O que anda acontecendo para que inovar seja tão vital?

Diante de tantas mudanças, em um mundo em que as novas tecnologias trazem impactos constantes nas nossas vidas, trabalhos e nos modelos de negócios existentes, dar alguns passos em direção à inovação já não parece ser o suficiente. Com a velocidade exponencial do nosso tempo, os clientes demandam saltos cada vez mais largos.

E, para dar estes saltos no complexo cenário contemporâneo, já não basta somente uma boa ideia. Aquela sacada pode já não ser o suficiente, muito menos tecnologia por tecnologia ou uma invenção com intuito de descobrir os limites técnicos que quase ninguém vai usar. Nada disso garante resultado para o cliente. Inovação é um conceito que engloba uma ideia criativa viável, tecnologia como meio e real impacto positivo no mercado.

A constante demanda por inovação esconde uma enorme crise de criatividade nas corporações. Em pesquisa realizada recentemente pela gigante azul IBM, com CEOs de mais de 60 países e 30 indústrias, 1.500 entrevistados citaram criatividade como a principal característica de liderança que as empresas necessitam para se adaptar e prosperar diante do mercado complexo que nos deparamos. CEOs percebem que a criatividade supera outras características de liderança: a palavra foi mais vezes citada do que disciplina, dedicação e até mesmo honestidade, para se ter uma noção da força que ela ganhou nos últimos anos.

Neste contexto, a tecnologia não deve ser trabalhada de forma quantitativa, seria desprezar todo o seu potencial qualitativo. Antes de pensar em como usar a tecnologia, ou, qual delas é a mais indicada - uma mesa interativa, óculos de realidade virtual, holografia, chatbot, app -, vale lembrar que tecnologia é um meio extremamente eficaz para entregar experiência e não um fim. Ela nos proporciona facilidade, eficiência, beleza e proximidade, além de trazer dados para nos embasar. O propósito da tecnologia é permitir que a sociedade, pessoas e empresas alcancem o seu potencial máximo, se tornando tudo aquilo que podem ser.

Recorrendo às palavras de Steve Jobs, um visionário que ousou desafiar o status quo, a melhor maneira de criar valor no século 21 é conectando criatividade com tecnologia. Não foi por acaso que ele conseguiu criar um dispositivo que cabia no nosso bolso, mas que foi capaz de aumentar o nosso potencial como humanos.
E este foi só o começo.
Que venha o próximo salto.

Karina Israel, CGO da YDreams Global

O Espaço é Seu

/