arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

Ter um bom emprego pode ser um problema (Mané Zanzoti)

16.08.17

Às vezes, a pior coisa que pode acontecer a uma pessoa é ter um bom emprego. 

Quantos de nós não nos acomodamos num bom emprego, achando que aí sim estamos seguros? Por que não empreender mais em você?

Lembre-se de que a carreira dentro de uma empresa pode terminar com um balde d’água fria na sua cabeça. Nem sempre o mais talentoso vence. O 'político carreirista', muitas vezes, sim. É só olhar em volta para perceber isso.

E tudo está mudando, as empresas, os profissionais e até as profissões. Num piscar de olhos você pode ser demitido, promovido, demitido outra vez, deixado de lado, despercebido, ganhar um aumento ou ter seu salário cortado pela metade.

Lembre-se de que, por mais talentoso que seja, ninguém está aí pra você. Tudo por causa dos lucros. Os lucros dos acionistas. Os acionistas são os que mandam: corta, corta, corta, corta, contrata, corta, corta.

Para isso, precisam de um burocrata de carreira para executar. Ele não investe, não planeja, não se arrisca. Nele não existe sentimento, só a folha de pagamento.

Essa visão míope de alguns burocratas de carreira faz com que o tema seja reforçado: “É bom ter um bom emprego?”.

Ou, sejamos coniventes: “Que seja bom enquanto dure”.

O simples fato de não contratarem profissionais de talento fragiliza as empresas.

Na profissão de comunicação, existem empresários talentosos que gostam do que fazem. Eles não trocariam a propaganda para ter um supermercado ou qualquer outro empreendimento. Não estão na profissão por acaso e sonham em fazer melhor. Talvez neles seja mais fácil confiar.

Você pode viver os sonhos dos outros, tudo bem, mas por que não viver os seus também?

Mané Zanzoti, diretor de criação
m.zanzoti@terra.com.br

O Espaço é Seu

/