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Black Friday contra a maré

Estudo do Google projeta aumento de 20% nas compras neste ano

23.08.17

Em 2016, a Black Friday movimentou R$ 1,9 bilhão no Brasil. No ano anterior, a data havia gerado R$ 1,6 bilhão em faturamento, de acordo com o e-bit. E em 2017, o que esperar da data? Mesmo diante de um quadro de incertezas na economia e na política, o consumidor tem demonstrado mais interesse pelas compras online, ressalta o Google, após apresentar resultados de uma pesquisa com foco na Black Friday 2017. Um dos argumentos para isso é que as vendas no e-commerce cresceram 16% no Dia das Mães e 10% no Dia dos Pais neste ano. Por acreditar que esse ritmo será mantido, a empresa tem perspectivas boas para o evento. O Google projeta um aumento de 20% nas compras feitas na data, podendo chegar a um faturamento de R$ 2,2 bilhões.

Outro dado que sugere o interesse maior pelo evento é o aumento das buscas relativas à data, que será em 24 de novembro. Segundo o Google, elas subiram 46% entre janeiro e julho, em comparação ao mesmo período no ano passado. Esses e outros números foram apresentados na terça-feira 22, com a divulgação de uma pesquisa feita pela Provokers, que ouviu em julho cerca de 800 brasileiros e-shoppers, de 18 a 54 anos, das classes A, B e C. Os resultados e as expectativas em torno dessa data levaram a empresa a comparar o evento com práticas esportivas. Se no ano passado a Black Friday era uma maratona, desta vez é escalada.

Destacam-se, entre os resultados:

- 71% das pessoas que são adeptas do e-commerce já realizaram uma compra na Black Friday;

- 68% dos entrevistados pretendem comprar algo na Black Friday em 2017. No ano anterior esse índice era de 61%. Apenas 2% afirmam que não irão comprar na data;

- na hora da compra os fatores que mais pesam são preço (49%), confiança na loja (27%), confiança na marca (13%) e custo do frete (5%);

- em 2016, 91% dos compradores fizeram consultas online. O tempo médio de pesquisa foi de 16,5 dias. Categorias como games e lazer, eletrônicos e artigos esportivos apresentaram um tempo maior de pesquisa com 19,5, 17,6 e 16,8 respectivamente;

- no ano passado, 21% das compras ocorreram fora da Black Friday (segunda à quinta-feira antes da data ou sábado à segunda após a data);

- lideram o ranking de intenção de compra em 2017 celulares/smartphones e roupas femininas (ambos com 39%). Em seguida, estão passagens aéreas/hotéis (36%);

- 62% dos perfis de compradores identificados na pesquisa têm alto envolvimento com a data. 22% deles são participativos, 22%, empolgados e 18%, apaixonados. Do total dos entrevistados, 22% são inseguros em relação ao evento e 18%, descrentes.

O estudo está disponível para download (clique aqui).

Black Friday contra a maré

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