arrow_backVoltar

Diários de Cheiros: Teto de Vidro

Estímulo ao olfato em exposição de Josely Carvalho

19.02.18

A artista plástica Josely Carvalho, radicada em Nova York, apresenta a exposição "Diários de Cheiros: Teto de Vidro", no Museu de Arte Contemporânea da USPa partir de 3 de março, às 11h.

Desdobramento do "Diário de Imagens", que reúne a obra da artista desde 1970, a mostra multimídia busca regatar a memória do público por meio do olfato, em duas instalações.

A primeira, "Estilhaços", conta com taças de vinho que têm a proposta de remeter a memórias olfativas. Foram elaborados seis "cheiros": prazer, ilusão, persistência, vazio, ausência e afetivo, a partir de textos de seis escritores convidados.

Na segunda instalação, "Resiliência", a artista criou cheiros chamados pimenta, lacrimae, anóxia, barricada, poeira e dama da noite, inspirados nos estilhaços de vidros das manifestações que ocorreram no Rio de Janeiro em 2013 e que ocorrem globalmente. O odor, emitido por nanocápsulas, pode ser sentido por meio do toque.

"Os cheiros fortes nos remetem à sensação de perigo, instabilidade, intimidação e fragilidade, com exceção da 'dama da noite', cheiro puro da flor noturna, cheiro inebriante e narcótico que pode chegar a mascarar ou potencializar os outros odores", observa Josely.

Serviço:

"Diários de Cheiros: Teto de Vidro", exposição individual de Josely Carvalho

Instalação, escultura, fotografia, vídeo

Abertura: sábado, 3 de março de 2018 às 11h

Visitação: de 3 de março a 6 de maio de 2018

Funcionamento: terças-feiras das 10 às 21 horas, de quarta a domingo das 10 às 18 horas. Segunda-feira fechado.

Local: MAC USP – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301

 

Diários de Cheiros: Teto de Vidro

/