arrow_backVoltar

Queda de braço pela MediaMonks

Disputa com WPP coloca em risco pacote de ações de Sorrell

05.07.18

A MediaMonks é objeto de interesse do WPP, mas também da S4 Capital, a nova empresa de Martin Sorrell, fundador da holding e CEO até abril, quando saiu da corporação em meio a investigações sobre suposta má conduta nos negócios. A imprensa britânica, que reportou a movimentação em torno da companhia de origem holandesa (que tem escritório no Brasil), apontou que os valores chegam a 300 milhões de euros.

A Sky News revelou que essa disputa não apenas irritou o WPP como pode colocar em risco um acordo sobre ações entre Sorrell e o grupo. Advogados da holding teriam enviado uma “carta de advertência” para o antigo CEO afirmando que seu pacote de prêmios de ações está ameaçado se ele não cumprir suas “obrigações de confidencialidade”. Esse pacote pode valer US$ 26,5 milhões ou £ 20 milhões (tendo em conta os preços atuais das ações do WPP).

Outra informação da Sky News é que o WPP manifestara o interesse em adquirir a MediaMonks em novembro (leia aqui), época em que Sorrell ainda era o CEO. Desse modo, na visão dos advogados, os avanços da S4 sobre a companhia holandesa representariam “um desvio ilegal de uma oportunidade de negócios em maturação para o WPP”. Na tal carta, o WPP teria destacado que Sorrell participou ativamente das avaliações da holding e que ele teria se encontrado com executivos da MediaMonks para entender o valor da aquisição que o grupo estaria para fazer.

Uma fonte ouvida pela BBC diz que Sorrell está disposto a entrar na batalha caso o WPP decida seguir por essa linha. “Mas este cara vale de £ 400 milhões a £ 500 milhões. Ele não permitirá que £ 20 milhões o impeçam de sair do caminho que está tentando traçar”. Por outro lado, a mesma fonte observa que Sorrell não quer prejudicar a holding. Afinal, ele ainda é um dos maiores – ou o maior – acionista privado do WPP (leia mais aqui).

Queda de braço pela MediaMonks

/