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Branding

Webedia lança Fluent, marca da área de brand publishing

16.10.18

O grupo Webedia, dono das plataformas Tudo Gostoso, Adoro Cinema, Digital Stars e IGN, entre outros negócios digitais, vem desenvolvendo há cinco anos projetos de conteúdo para empresas que aliam criatividade e inteligência de dados. Mas a divisão não estava organizada sob uma marca forte. Agora o grupo relança esse setor sob o nome Fluent, que conta com 250 profissionais que já criaram produtos para clientes como Uber, L’Oréal, Aché, P&G, Leroy Merlin e J&J.

A marca foi criada pela Geometry, agência de branding e active design que integra o grupo WPP, em um projeto que durou seis meses para ser lançado. O nome surgiu da combinação de fluidez (que envolve diversos formatos, de vídeo a gif) e conteúdo. O “F” de Fluent surge em cores variadas para mostrar a versatilidade da marca. “A Fluent se adapta para falar a língua do público-alvo de cada marca. Por isso, tem uma linguagem visual sempre em mutação”, explica Thais Pinheiro, diretora de marketing da Fluent.

Os trabalhos de brand publishing – que cria projetos proprietários, de site a eventos, com atenção especial para o uso de dados e para resultados – eram desenvolvidos por áreas variadas. Porém, no início do ano esses serviços foram agrupados. Foi quando a companhia sentiu a necessidade de ter uma marca moderna - antes eram conhecidos com o nome Webedia Brand Publishing. “Tínhamos uma apresentação de 50 páginas falando da divisão de brand publishing”, conta Olivier Aizac, CEO do Webedia. Com o novo formato, a marca e um site próprio, a Fluent destaca seu serviço com uma frase simples: “experts em conteúdo”.

O nome e a identidade visual têm apelo internacional, o que permitiria que a marca fosse adotada em outros mercados – a Webedia está presente em dez países. Mas isso não depende da operação brasileira, como afirma Luther Peczan, vice-presidente do grupo no Brasil. Alguns escritórios de outros países criaram nomes para suas áreas de brand publishing, adequando-se às necessidades do mercado local.

No Brasil, a divisão conta com projetos de longa duração – alguns programados até para 2019. “O brand publishing é uma evolução do branded content. É uma estratégia que vai mais longe”, reforça Peczan. Um dos cases que são referência do trabalho da equipe de brand publishing é o site Beleza Extraordinária, da L’Oréal, que há cinco anos é produzido com conteúdo sobre cabelo e que contabiliza mais de três milhões de visitas mensais. Outro exemplo de sucesso é o canal da Ubisoft no YouTube. “Marcas que querem se conectar ainda mais com seu público no mundo digital são nosso foco. Também queremos fazer parcerias com agências, consultorias e plataformas como YouTube e Facebook”, diz Peczan.

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