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Unlock CCXP 2018

Pesquisa Geek Power: nerds x brasileiro médio

04.12.18

No primeiro dia do Unlock CCXP 2018, evento que acontece antes da CCXP para discutir oportunidades de investimento em entretenimento e no setor de audiovisual, foi apresentada a pesquisa Geek Power 2018, que, nesta edição, estabeleceu algumas diferenças entre as preferências do público fã de cultura pop e o brasileiro médio. O estudo, que é feito desde 2014, compreendeu 12.353 entrevistas, estabelecendo comparativos entre dados do universo nerd, captados nesse trabalho, e dados do Ibope referentes à população do país.

Esta é a primeira vez que a pesquisa traz índices gerais da população. Com isso, aprimora-se o estudo, que nasceu com o objetivo de entender hábitos e comportamentos de consumo do público geek e o do que não se considera geek, embora esteja conectado à cultura pop (caso de quem vê séries ou jogue no celular ou vá ao cinema para ver filmes de heróis). Alguns resultados mostram como estereótipos podem atrapalhar bastante a estratégia das marcas para se comunicar com esse universo.

O estudo apontou que o mundo geek ainda é bastante masculino: eles representam atualmente 62% do perfil. Mas as mulheres estão cada vez mais presentes em atividades dessa natureza. O público da CCXP, em específico, é dividido entre 55% homens e 45% mulheres, contou Otavio Juliato, CCO do Omelete Company. Na população em geral, os percentuais estão assim: 51% eles e 49% elas. “As mulheres têm se interessado mais por temas geeks. Consomem mais esse tipo de conteúdo. Procuram cada vez mais por gosto e não porque estão acompanhando alguém”, afirmou.

Outros dados do perfil geek revelam que a faixa de idade com mais representatividade é entre 18 a 29 anos, com 52% desse público. Esse índice na população geral é de 29%. Nos dois casos, em relação à classe social, a maioria faz parte da C. No entanto, entre os nerds, a participação no segmento AB é de 35%, enquanto que o percentual médio do Brasil para esse grupo é de 25%.

Quanto à escolarização, na média 15% dos brasileiros acima de 25 anos têm curso superior. Na pesquisa, 42% dos geeks têm ensino superior e especializações e 25% fizeram faculdade, mas não concluíram o curso.

Produtos de consumo também apresentam diferenciações. Os geeks dividem suas preferências por bebida da seguinte forma: água (89%), sucos (57%) e refrigerante (49%). Os dados da população geral se comportam deste modo: água (77%), sucos (63%) e café (60%). Ou seja, como observou Juliato, marcas de refrigerante podem criar mensagens certeiras para esse tipo de público.

Ambição cultural

Em relação à forma como consomem entretenimento, as respostas recomendam abordagens distintas em comparação ao brasileiro médio. Dos geeks e fãs de cultura pop, 63% gastam mais de R$ 100 por mês nesse tipo de produto. A média da população é de 35%. E 95% costumam ler 2 ou mais livros ou HQs no mês. O índice geral é de 51%, uma diferença gritante. “A ambição cultural faz parte da essência geek”, destacou Juliato.

No gosto musical, mais diferenças. O geek aprecia rock, pop e eletrônico, nessa ordem. A população geral, pop, sertanejo e MPB.

Entre as redes sociais, os geeks preferem YouTube (64%), depois Instagram (58%) e Facebook (47%). A população em geral curte mais Facebook (47%), seguido de Instagram (45%) e YouTube (44%). Geeks apreciam quem cria conteúdo.

Igualdade dentre os assuntos de entretenimento está na série e no filme mais aguardados em 2019. Tanto geeks quanto a população média estão ansiosos pela última temporada de Game of Thrones. As demais posições diferem. Entre os nerds, Stranger Things e Justiceiro são as pedidas, depois da produção da HBO. Entre o brasileiro médio, a expectativa está com Grey’s Anatomy e Big Bang Theory. Já em relação ao longa-metragem, a ansiedade está nas alturas com Vingadores 4, nos dois lados. Geeks aguardam ainda Capitã Marvel e Star Wars – Episode IX. E a população geral quer ver Esquadrão Suicida 2 e Como Treinar Seu Dragão 3.

Johnnie Walker e Game of Thrones? Sim

Dados do Geek Power são apresentados ao mercado e se tornam diversos projetos, como uma empresa de cartão de crédito que está lançando um produto para o público jovem. A Trigg desenvolveu cartões com artes oficiais da DC Comics. É o meio de pagamento oficial da convenção, que abre as portas no dia 06. Juliato disse que há mais de 100 marcas com ativações na CCXP. Uma parceria que promete chamar atenção é da Diageo com a HBO. O evento terá a edição especial White Walker, uísque Johnny Walker preparado especialmente para os fãs da série.

 

Lena Castellón

 

Unlock CCXP 2018

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