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R$ 7,67 bilhões

Cenp-Meios divulga investimento publicitário no 1º semestre

12.12.18

O Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) apresenta os dados do Cenp-Meiosreferentes aos investimentos em mídia no 1º semestre deste ano, em uma apuração realizada com as 78 agências de maior receita no Brasil. O indicador cobre mais de 60% do investimento em mídia, estimativa em comparação aos dados do Monitor Evolution da Kantar Ibope Media.

De acordo com o Cenp-Meios, no primeiro semestre de 2018 foram investidos R$ 7,67 bilhões em compra de mídia no Brasil, um aumento de 2,95% em relação aos R$  7,45 bilhões apurados entre janeiro e junho de 2017.

A TV aberta manteve, nos primeiros seis meses desse ano, a maior fatia do bolo publicitário, registrando uma participação de 61,8% - um crescimento em relação ao share de 59,6% no mesmo período do ano anterior.

A internet respondeu por 14,4% da participação no primeiro semestre de 2018 (versus 13,4% em 2017), seguida pela mídia out of home/ exterior (share de 7,6% em 2018, uma queda em relação aos 8,2% no início do ano passado).

Confira abaixo a participação de cada mídia no início de 2018 e, na sequência, os investimentos publicitários em cada região do país.

INVESTIMENTOS EM MÍDIA VIA AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE POR MEIO TOTAL NACIONAL (JAN-JUN/2018)

MEIO Valor Faturado (000) - Share (%)
CINEMA R$ 20.653 0.3%
INTERNET R$ 1.101.908 14.4%
JORNAL R$ 204.959 2.7%
OOH/MÍDIA EXTERIOR R$ 580.005 7.6%
RÁDIO R$ 318.591 4.2%
REVISTA R$ 127.766 1.7%
TELEVISÃO ABERTA R$ 4.743.653 61.8%
TELEVISÃO POR ASSINATURA R$ 575.627 7.5%
Total R$ 7.673.162

INVESTIMENTOS EM MÍDIA VIA AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE POR REGIÃO (JAN-JUN/2018)

REGIÃO Valor Faturado (000) - Share (%)
CENTRO-OESTE R$ 142.781 1.9%
NORDESTE R$ 340.567 4.4%
NORTE R$ 65.566 0.9%
SUDESTE R$ 1.942.263 25.3%
SUL R$ 345.696 4.5%
MERCADO NACIONAL R$ 4.836.289 63%
Total R$ 7.673.162

O estudo foi desenvolvido pela BST Soluções em Tecnologia, contou com a verificação da KPMG para análise de integridade e segurança do sistema e a contribuição das empresas de software AdSolutions, Microuniverso, Publi e VBS.

R$ 7,67 bilhões

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