arrow_backVoltar

Reação à ação de pedófilos

YouTube desabilita comentários em vídeos de crianças

01.03.19

Após um criador ter denunciado a facilidade que pedófilos têm de encontrar vídeos de crianças por meio do sistema de recomendação da plataforma e ter perdido anunciantes como Nestlé por consequência do problema (leia aqui), o YouTube tomou medidas mais severas para bloquear atos criminosos em conteúdo produzidos por menores de idade. Na quinta-feira 28, a empresa desabilitou comentários nesses vídeos.


Até a semana passada, quando a denúncia ecoou de tal forma no mercado que o YouTube teve de lançar um memorando a anunciantes, a plataforma havia suprimido o campo de comentários de milhões de vídeos nos quais se notou a presença de pedófilos. Agora a medida é geral.


No entanto, alguns canais de crianças e adolescentes selecionados pelo YouTube terão preservadas as áreas para comentários, que são considerados parte importante da experiência proporcionada pela plataforma. Os comentários terão de ser moderados. O YouTube informou em comunicado que irá trabalhar diretamente com esses canais.


A empresa aprimorou também seu sistema de classificação de comentários. Ele identifica e remove mensagens criminosas. Com a mudança, dobra-se a capacidade de identificação desse tipo de comentário.


O YouTube incentivou ainda a comunidade a continuar denunciando canais que coloquem em perigo menores de idade (recentemente um vídeo havia sido denunciado porque o usuário ensinava crianças como cometerem suicídio; em fevereiro um youtuber americano confidenciou ter estimulado adolescentes a mandarem vídeos pornográficos). Foram encerrados alguns canais que colocavam em risco menores de idade.

Reação à ação de pedófilos

/