Cannes Lions 2019

Festival revisa normas para júri identificar estereótipos

10.04.19

A organização do Festival Internacional de Criatividade de Cannes anuncia a introdução de diretrizes atualizadas para o júri no processo de julgamento dos trabalhos. Os novos critérios solicitam que os jurados revisem suas avaliações, para considerar se a campanha perpetua estereótipos e desigualdades negativas.

Segundo o Festival, as diretrizes revisadas baseiam-se nos critérios de objetificação introduzidos em 2017, juntamente com Madonna Badger, que incentivou os membros do júri a usarem empatia ao analisar um trabalho e a refletir sobre como eles se sentiriam se a pessoa retratada fosse alguém que eles conhecem e com quem se preocupam.

Em 2019, os jurados também são convidados a considerar se o trabalho representa retratos estereotipados de gênero, idade, raça, etnia, deficiência ou outros preconceitos.

As novas diretrizes são o resultado de uma colaboração entre o Cannes Lions e a Unesteotype Alliance, iniciativa liderada pela indústria e convocada pela ONU Mulheres. A ação reúne líderes de todo o mercado para abordar o retrato e a resistência a estereótipos prejudiciais em publicidade e conteúdo.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2019