arrow_backVoltar

Bite Back 2030

Experimento 'adivinha' o que jovens vão escolher entre 50 opções em menu

18.10.19

O movimento para reduzir a obesidade juvenil Bite Back 2030, apoiado pelo chef Jamie Oliver, acaba de ser lançado no Reino Unido com um filme que traz um "experimento social", que mostra como o marketing influencia as escolhas de alimentos feitas pelos jovens.

Criado pela Don't Panic e dirigido por Chris Faith, da Faithful Hound, o vídeo mostra um grupo de oito adolescentes que é convidado a um restaurante. Eles recebem um menu com 50 itens para escolher, além de um envelope que eles não podem abrir.

Depois de feito o pedido, os jovens abrem o envelope, que revela o que os organizadores da ação já previram que eles escolheriam: um prato de frango com molho triplo.

O filme mostra que os adolescentes foram impactados com uma série de peças para mídia out of home, rádio, mídias sociais, postagens de "influenciadores" e muito mais, durante a semana anterior, sem seu conhecimento - e suas escolhas foram influenciadas pelo que viram.

A meta do movimento Bite Back é reduzir pela metade a obesidade jovem até 2030, começando por revelar alguns dos métodos de marketing da indústria de alimentos.

"As reações dos adolescentes no experimento foram uma montanha-russa. No começo, eles ficaram surpresos, até encantados, por termos conseguido prever o que eles escolheriam entre os 50 itens do menu. Então, a surpresa se transformou em choque e até raiva, por descobrirem como foram manipulados. Observando tudo se desenrolar nos monitores, nossas emoções seguiram um arco semelhante; a princípio, ficamos empolgados com o fato de ter funcionado e depois horrorizados com isso", conta Rick Dodds, creative partner da Don't Panic.

Bite Back 2030

/