Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Empresas que + poluem com plástico no mundo
A Coca-Cola encabeça a lista de empresas que mais poluem o mundo com plástico, pelo segundo ano consecutivo, de acordo com uma auditoria de resíduos organizada pelo grupo ambiental Break Free From Plastic, organização que defende um futuro sem plástico.
Mais de 72 mil voluntários em 51 países removeram e catalogaram mais de 476.435 pedaços de lixo plástico nas ruas, parques públicos e praias do mundo. Desses resíduos, 43% foram claramente identificáveis como pertencentes a cerca de 8 mil marcas de consumo.
A auditoria constatou que a Coca-Cola é responsável por 11.732 pedaços de lixo plástico recuperados em 37 países de quatro continentes, mais do que os próximos três poluidores juntos.
A Nestlé aparece em segundo lugar, respondendo por 4.846 peças de plástico em 31 países e a Pepsico em terceiro, com 3.362 peças em 28 países.
"Sempre que nossas embalagens chegam aos nossos oceanos, ou em qualquer lugar a que não pertençam, é inaceitável para nós", disse um representante da Coca-Cola em comunicado à Adweek. "Estamos trabalhando para resolver esse problema global crítico, tanto para ajudar a fechar a torneira em termos de resíduos de plástico que entram em nossos oceanos quanto para ajudar a limpar a poluição existente".
A Coca-Cola introduziu uma nova garrafa feita com 25% de detritos oceânicos reciclados no início deste mês. O representante acrescentou que a marca pretende recuperar "100% das latas e garrafas que usamos até 2030", fabricar garrafas e latas com 50% de conteúdo reciclado e tornar sua embalagem totalmente reciclável até 2025.
"O último relatório #BreakFreeFromPlastic destaca os desafios contínuos que enfrentamos como sociedade na abordagem da questão de embalagens e resíduos de plástico", afirmou a Nestlé em comunicado. "É completamente inaceitável que essa embalagem acabe como lixo no ambiente, e estamos trabalhando duro para tornar todas as nossas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025".
"Mudar a maneira como a sociedade cria, usa e descarta as embalagens é um desafio complexo, e estamos fazendo nossa parte. Queremos ajudar a construir um sistema em que as embalagens plásticas nunca se tornem resíduos. Estamos comprometidos em reduzir 35% do conteúdo de plástico virgem em todo o nosso portfólio de bebidas e tornar todas as nossas embalagens 100% recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis até 2025", declarou a Pepsico, em comunicado à Adweek.
Espie na imagem acima, as 10 empresas que mais poluem com plástico no mundo, segundo o relatório.
Leia a matéria da Adweek na íntegra, aqui.