Pesquisa Geek Power 2019

Comunidade geek aponta as marcas top of mind

03.12.19

Em sua 6ª edição, a pesquisa Geek Power, uma propriedade da Omelete & Co, faz uma evolução na análise do comportamento e das tendências de consumo da comunidade, que vem chamando cada vez mais atenção das marcas. O estudo, apresentado no primeiro dia do Unlock CCXP 2019, foi conduzido pelo instituto MindMiners em novembro e revelou as marcas top of mind desse perfil.

Além de ouvir o público da base da Omelete & Co - que interage com alguma das marcas da companhia -, foram entrevistados os brasileiros conectados da base nacional da empresa de pesquisa. Desse modo, foram estabelecidos parâmetros comparativos entre os grupos. Ao todo, foram consultadas 2.350 pessoas. No ano passado, o estudo contou com mais de 12 mil entrevistas e fez a comparação com o brasileiro médio, dentro de um perfil chamado “pop” na base do IBGE (reveja os resultados de 2018 aqui).

Para a Geek Power 2019, foram feitas mais duas mudanças: a redução do número de perguntas e do tempo de duração da pesquisa. Mas as questões foram mais estratégicas. “Fizemos perguntas mais focadas”, contou Otávio Juliato, COO da Omelete & Co.

A radiografia geral referenda a predominância dos homens entre os nerds, como visto nas edições anteriores do estudo. Eles representam 63% da comunidade, enquanto que as mulheres são 37%. Dos geeks, 72% são solteiros e 87% não têm filhos. Esse público domina outras línguas: 86% falam inglês contra 51% dos brasileiros conectados.

O nerd é adepto de um estilo de vida mais saudável, com alimentação mais equilibrada e mais atividade física. Isso demonstra como os estereótipos podem derrubar as pretensões de uma marca, caso de quem ainda pensa que o geek é aquele que fica 24h trancado em um quarto, comendo junk food e sem o menor interesse em exercícios. Por outro lado, eles costumam andar mais de carro do que a média dos brasileiros conectados.

A relação das marcas com o geek tem mudado. A questão é como elas entram nas conversas. Por isso, é preciso conhecer o público. As marcas precisam criar jornadas mais efetivas”, afirmou Juliato, que apresentou a pesquisa no Unlock, evento mais voltado a negócios que antecede a CCXP.

Sem “marca golfinho”

Como mostra o estudo, que foi desenvolvido junto com a área de inteligência de mercado da Omelete, quem consome muito cultura pop não acredita em marcas que surfam ondas. Daí a necessidade de que um projeto estar verdadeiramente conectado à comunidade para que ele seja bem sucedido, “O geek repele a ‘marca golfinho’, a que dá um salto bonito e depois some no mar”, completa o executivo.

Outro insight surgido da pesquisa é que o conteúdo continua sendo rei, mas a “experiência é mestre Jedi”. Ou seja, além de se comunicar de maneira relevante, é importante oferecer uma experiência autêntica. Geeks adoram boas histórias e são movidos por emoções.

Marcas top of mind

Pela primeira vez, a pesquisa fez uma investigação mais profunda sobre as marcas preferidas do consumidor nerd. Antes, as empresas apareciam nas respostas sem que os entrevistados fossem provocados a falar delas. No estudo atual, eles foram instados a falar sobre os sentimentos associados a uma lista de marcas, de diversos setores. Também foram avaliadas as marcas citadas espontaneamente. “Fizemos muitas questões sobre diversos segmentos”, revelou Juliato.

A pesquisa Geek Power não é vendida, mas os insights que geram são oferecidos aos clientes que procuram a Omelete & Co para desenvolver projetos. As informações são coletadas para embasar ideias e planos que as marcas queiram construir visando impactar esse público. A busca tem sido grande e a companhia atende cerca de 300 clientes interessados em dados e análises sobre o universo geek.

Em 2020, a Omelete deverá ter ao menos dois estudos sobre tendências de consumo do geek. Um no primeiro semestre e outro no segundo.

Confira as marcas que se destacaram na pesquisa Geek Power (elas não estão relacionadas segundo ordem de preferência, informação que não foi divulgada).

Alimentos saudáveis - Mundo Verde, Native, Jasmine, Cuida Bem e Fit Food
Esportes - Adidas, Nike, Puma, Fila e Vans
Food delivery (80% dos geeks recorrem a esses serviços) - iFood, Uber Eats, Rappi, Loggi
Fast food - Burger King, McDonald’s, Subway, Pizza Hut e Bob’s
Carros - Chevrolet, Honda, Volkswagen, Ford e Renault (que lançou este ano uma campanha com a volta da Caverna do Dragão. Esse fato foi lembrado na apresentação da pesquisa)
Bancos (que estão ligados a segurança) - Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Santander
Fintechs (associadas a novas experiências) - Nubank, Pag Seguro, Trigg, Next e Neon
Internet (o público geek usa mais plataformas que facilitam troca de informações) - WhatsApp, Instagram, Twitter, Pinterest e Facebook
Desktops ou notebooks (muito ligados a games) - Dell, HP, LG, Lenovo e Asus
Plataformas de streaming - Netflix, Amazon Prime Video, HBO Go, GloboPlay, Telecine Play

Geek x brasileiro conectado

A pesquisa também fez comparativos entre as preferências de nerds em contraposição aos gostos do brasileiro conectado médio. Na parte de eventos, o número 1 do geek é, claro, a CCXP. Em segundo lugar fica o Rock in Rio. Em terceiro, o Lolla. Já entre os brasileiros conectados, as respostas ficaram assim, na sequência: Rock in Rio, Lolla, Game XP.

Em relação às séries mais aguardadas de 2020, os geeks anseiam por Stranger Things, La Casa de Papel e Falcão e o Soldado Invernal, na ordem. Os demais entrevistados responderam: La Casa de Papel, “não estou aguardando nenhuma série” e Stranger Things.

Já sobre os filmes, as respostas ficaram: em primeiro lugar, para os geeks, “Mulher Maravilha 1984”, seguido de "Black Widow" e "Os Eternos". Para os brasileiros conectados, a sequência de preferência é esta: “Frozen 2”, “Velozes e Furiosos 9” e “João e maria - Caçadores de Bruxa 2”.

Lena Castellón

Pesquisa Geek Power 2019