Para ajudar a combater o garimpo

Povo Yanomami lança marca de chocolate em barra

16.12.19

Por conta da invasão de cerca de 20 mil garimpeiros às terras indígenas dos Yanomami, a tribo decidiu reforçar seu caixa criando um produto que traz o vigor da Amazônia preservada.

Trata-se do Chocolate Yanomami, apresentado no último sábado, 14/12, no Mercado de Pinheiros, em São Paulo. O produto é feito com cacau nativo da terra Yanomami, beneficiado na comunidade Waikás e, neste primeiro lote, transformado em mil barras de 50g pelo chocolatier César de Mendes, do Pará.

O garimpo de ouro na terra indígena é a mais grave ameaça aos povos Yanomami e Ye'kwana. A atual invasão configura-se como a maior desde a corrida do ouro nas décadas de 1980 e 1990.

As lideranças Ye'kwana tiveram a ideia de produzir o chocolate quando buscavam gerar renda adicional para as comunidades e bater de frente com a lógica destrutiva do garimpo. Os Ye'kwana se deram conta de que a floresta oferece outro “ouro”: o cacau nativo.

A ideia começou a se tornar realidade em julho de 2018, quando a primeira barra de chocolate da história da terra indígena Yanomami foi produzida em uma oficina promovida pela Associação Wanasseduume Ye’kwana, na comunidade Waikás, com apoio do ISA (Instituto Socioambiental) e do ATÁ.

"Nós temos muitos conhecimentos da floresta. Fazemos cestaria, artesanato e vimos que esse nosso conhecimento pode gerar renda para as comunidades", comenta Júlio Ye'kwana, liderança que esteve em São Paulo no lançamento do chocolate. A previsão é de que o projeto beneficie cinco comunidades Yanomami.

Para ajudar a combater o garimpo