arrow_backVoltar

Tudum Festival

Como foi o evento da Netflix que reuniu 50 mil pessoas

29.01.20

Lembrar da CCXP não deve ter sido algo incomum entre as pessoas que estiveram no Tudum Festival Netflix, evento criado pela Netflix Brasil que reuniu, em quatro dias, fãs de seus produtos, entre projetos criados no país e conteúdo internacional. Foram ao todo 50 mil visitantes circulando pelo espaço montado no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, do sábado 25 até a terça-feira 28.

O evento (gratuito) teve palcos com painéis e shows e estandes com ativações para atender gostos variados, além de uma área de alimentação que trazia nomes, mensagens e até produtos relacionados a séries e filmes, como os waffles tão apreciados pela personagem Eleven, de "Stranger Things". O festival foi um projeto desenvolvido no Brasil e não tem paralelos em outros países em que a empresa tem operação.

Com os quatro dias lotados, a organização montou um esquema de transporte gratuito conectado a duas estações de metrô. Fora do Pavilhão, na área do parque, havia filas de fãs esperando a sorte de ter a entrada liberada. Eram pessoas que não tinha conseguido os ingressos distribuídos previamente. Tudo isso dá ideia do investimento feito pela Netflix no evento, sobre o qual não abre outros números, nem revela parcerias (leia aqui o que publicamos anteriormente).

No evento, um dos anúncios feitos foi o início da produção do filme “Um Pai No Meio do Caminho”, primeiro projeto de Maisa para a plataforma. A história, da escritora Thalita Rebouças, trata de Vicenza, jovem de 18 anos que vive em uma comunidade matriarcal hippie sem saber quem é seu pai. Quando a mãe viaja para a Índia, a garota aproveita para tentar descobrir quem é ele e acaba encontrando dois pais. Os detalhes da trama foram contados em um painel em que Maisa era a convidada.

No mesmo dia (28), a atriz assumiu o papel de entrevistadora, ao receber a dupla Lana Condor e Noah Centineo, que interpretam o casal de "Para Todos Os Garotos Que Já Amei", sucesso de público, tanto na plataforma como no evento. Como na CCXP, os participantes do festival tiveram direito a uma cena exclusiva do novo longa estrelado por Lana e Noah, "Para todos os garotos: PS. ainda amo você", sequência da comédia romântica que estreia em 12 de fevereiro na Netflix.

Lana contou que teve um dos melhores momentos de sua carreira ao conhecer os fãs brasileiros, que fizeram muito barulho e acionaram seus celulares quando a dupla surgiu no palco. Noah reforçou a impressão, dizendo que o público do país é apaixonante e que o inspira a continuar fazendo o que faz.

"Para todos os garotos: PS. ainda amo você" atraiu os fãs também para o estande que reproduzia o quarto da personagem de Lana, espaço que foi visitado por outra convidada do evento, Larissa Manoela. Protagonista de “Modo Avião”, filme que recentemente estreou na plataforma, ela revelou ao público, no primeiro dia do festival, a nova produção que estrelará para a Netflix: “Lulli”. Também no sábado, o trio MC Jottapê, Bruna Mascarenhas e Christian Malheiros divulgaram que “Sintonia”, série brasileira mais popular da plataforma em 2019, terá segunda temporada.

Entre os criadores do YouTube que tiveram espaço no evento, um dos nomes que mais atraiu gente foi Whindersson Nunes, que tem o stand-up “Whindersson Nunes: Adulto” na programação da Netflix. Ele foi entrevistado e fez o público se divertir no domingo (26). No dia seguinte, foi a vez de Giovanna Ewbank arrebatar os fãs. Ela compartilhou novidades sobre “The Circle Brasil”, primeiro reality show brasileiro da plataforma.

Giovanna apresentará o programa, que tem lançamento previsto ainda para este ano. A atração irá questionar como expomos nossas vidas nas redes sociais, tema que esteve presente em talks, um dos formatos de debate adotados pelo Tudum Festival.

C&A

As atividades do evento variaram entre aulas de dança, karaokê, batalha de lip-sync e pocket shows (Anavitória, Projota, Tropkillaz, Melim, Kevin O Chris e Bloco Agrada Gregos com Gretchen). Nas ativações, as experiências oferecidas foram desde cortes de cabelo em uma barbearia tematizada (“Sintonia”) a reproduções de cenários, como os de "O Mundo Sombrio de Sabrina", "Sex Education" e "The End of the F** World", de estúdios (como o de “Sintonia”) a um arcade (reproduzindo o clima de “Stranger Things”).

O festival contou ainda com um espaço dedicado para a C&A, uma das lojas licenciadas pela Netflix Brasil. A rede apresentou sua coleção de camisetas tematizadas, com peças que remetem a séries como “La Casa de Papel” e “Stranger Things”. A livraria Leitura e a editora Intrínseca também tiveram estandes no evento, com destaque para títulos ligados a sucessos como “Para Todos os Garotos que Já Amei”.

Tudum Festival

/