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Pet Day

Experiências de quem tem bicho no trabalho

07.02.20

Algumas agências aderiram à prática de instituir dias e horários para que os funcionários levem seus bichos de estimação para o trabalho. Organizar um pet day, como a iniciativa é chamada, pode ajudar a melhorar o ambiente corporativo, como alegam as empresas que “soltaram os bichos” e mantêm o costume.

Na Binder, o pet day foi criado em setembro passado. Uma vez por mês é possível levar os bichos para os escritórios. A agência explica que costuma promover iniciativas para integrar os colaboradores. Isso vai além de datas comemorativas. Foi o que aconteceu com o Binder Pet Day.

Essa é uma das iniciativas que têm mantido nosso time motivado e engajado, e que contribuem para a Binder venha se posicionando, por vários anos, entre as melhores agências para se trabalhar”, afirma Glaucio Binder, presidente da agência. No ranking 2019 do GPTW (Great Place to Work), ela foi considerada a sexta melhor agência para se trabalhar entre aquelas com mais de 100 profissionais.

Muitas visitas de cães e gatos já ocorreram desde então. “Eles se comportam, em geral, muito bem, e não temos brigas. Cada dono se encarrega de trazer a comida e cuidar da limpeza. Tudo dentro da rotina normal do animal”, conta Lorena Oliveira, diretora da Binder Brasília.

Organização é palavra essencial. E também é fundamental que a iniciativa encontre eco entre a maioria dos colaboradores e conte com algumas regras para que a data funcione bem e possa ser repetida - a periodicidade (ou mesmo a continuidade da prática) vai depender da experiência de cada lugar.

Na Mutato, não existe um dia específico. A agência é pet friendly” todos os dias. Para administrar as visitas, foi montado um grupo no WhatsApp (Dogs of Mutato) com todos os interessados combinando dias e horários. Desse modo, é possível evitar eventuais desentendimentos entre os pets (como ocorre com humanos, tem caso em que o santo de um cão não bate com o de outro). O grupo é tão animado que tem até stickers criados para cada um dos animais de estimação.

Já na Leo Burnett, quarta-feira é dia de levar os bichos para a agência. A iniciativa surgiu há mais de um ano. O RH coordena as visitas para que todos possam conviver com os companheiros peludos com segurança e estrutura. Como a agência reconhece, a empresa tem o benefício de estar em um prédio exclusivo, com jardim, pomar e áreas de convivência que facilitam a circulação dos animais. Para o RH, a iniciativa ajuda a deixar o ambiente mais agradável e amplia o engajamento do time, por meio da troca de informações e da convivência entre eles e seus bichos.

Já que quarta é Pet Day Leo Burnett, os funcionários devem avisar o RH até segunda que estão interessados em levar os animais, registrando quem será o visitante. A lista de regras está bem clara no comunicado distribuído. Entre elas estão “certifique-se com os colegas se alguém sofre de alergia ou se tem medo”, “o animal deve estar vacinado e ser sociável”, “sempre pergunte se ele é bem-vindo antes de se dirigir a outro departamento”, “se o animal ficar irritadiço ou ansioso ou se latir muito, ele precisará voltar para casa” e “respeite as áreas em que ele não deverá entrar, como banheiros e refeitórios”.

Neste mês o pet day da Leo não está funcionando porque a agência está passando por reforma. “Mas logo mais estará de volta”, avisam.

Adoção

Dona de um perfil próprio no Instagram, a vira-lata Maya é a estrela da Y&R. No ano passado, a agência começou a organizar algumas ações internas com os funcionários como o Kid’s Days, em que os filhos são os visitantes ilustres. Outra iniciativa foi o Dog’s Day. Por causa desse novo dia, a Young passou a fazer campanha de doações de ração, brinquedos e acessórios para animais que estivessem em situação de abandono em canis e abrigos.

Assim, os funcionários que aderiram à iniciativa conheceram o Abrigo CoraCão, que já contava com o apoio de um profissional da agência (que havia adotado um cachorro na ONG). O movimento seguinte foi lançar uma “Festa de Adoção” na Y&R, com a entidade.

A ONG mostrou seu trabalho, levou parceiros para ajudar na arrecadação de fundos e apresentou aos funcionários alguns dos bichos que estavam no abrigo. Foram cerca de dez animais na agência naquele dia. Um deles era Maya, que estava na adoção havia cerca de dois anos.

Quando foi resgatada, Maya tinha já quatro anos. Como tem porte grande e pelo fato de ser mais velha, ela vinha sendo preterida por quem aparecia no Abrigo CoraCão. Até que foi adotada pela Young e ganhou um lar. Maya “virou” publicitária. É o que diz seu perfil no Instagram. Para seguir, clique aqui.

Pet Day

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