arrow_backVoltar

Produção

APRO oferece Guia de Prevenção ao Coronavírus

16.03.20








A APRO, Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, decidiu produzir um guia de medidas preventivas ao Coronavírus, para o mercado audiovisual publicitário. Confira abaixo.




"FORMAS DE PREVENÇÃO E ATENUAÇÃO DOS IMPACTOS E RISCOS FINANCEIROS NAS PRODUÇÕES

Relembramos das disposições previstas nos contratos modelos do IV Fórum da Produção Publicitária que versam sobre o Contingency Day, Cancelamento e Adiamento de filmagens, que podem ser úteis no cenário atual.

Contingency Day: recurso de limitação da responsabilidade civil das produtoras previsto no contrato do IV Fórum da Produção Publicitária, que cobre a diária extra ocasionada por adiamento ou cancelamento por motivos externos ao controle da produtora. A regra geral disposta no Manual do IV Fórum da Produção Publicitária é de que o Contingency Day, uma vez cobrado, deverá ser pago em até 15 dias após a data da ocorrência do motivo do cancelamento ou adiamento da diária.

Cancelamento: Na ocasião do cancelamento ser solicitado pela Agência ou pelo Anunciante após a autorização formal ou mesmo do início das filmagens, serão eles responsáveis por todos os custos incorridos até o momento, acrescidos à taxa da produtora e dos tributos incidentes. Reforça-se que este valor nunca será inferior a 30% do valor da produção total aprovada e será pago pelo Anunciante ou Agência em até 15 dias após a data do pedido de cancelamento.

Adiamento: Existe o desejo do Anunciante em continuar o projeto, porém por necessidade de força maior faz-se necessário o adiamento de uma filmagem/produção, por motivos externos à atuação da produtora. Nesse caso, qualquer custo adicional daí advindo será devido por parte da Agência e Anunciante. Cabe à produtora, contudo, informar/detalhar sobre eventuais riscos e custos identificados para que Agência e/ou Anunciante possam decidir sobre o adiamento ou não da filmagem, quando então assumirão todo o risco e custos daí decorrentes - em esquema semelhante ao Weather Day.

Sobre os seguros de produção da parceria APRO-Affinité: Os seguros de produção (film package) oferecidos pela Affinité, contratados antes do dia 11 de março (declaração da OMS da Pandemia de Covid-19), se incluso o no show da equipe, cobrem os eventuais cancelamentos de diárias, mediante a apresentação do atestado médico. Seguros contratados a partir desta data, infelizmente, não cobrem, em nenhuma hipótese.




Protocolo a ser adotado com profissionais das equipes:

  • Verificar se algum profissional viajou nos últimos 14 dias. Caso positivo, saber se foi para uma localidade de risco.
    Avaliar a possibilidade da pessoa manter-se em home office e/ou substituir esse profissional no set de filmagem.

  • Verificar se algum profissional da equipe teve contato próximo com alguém que viajou nos últimos 14 dias para áreas de risco. Avalie a possibilidade da pessoa manter-se em home office e/ou substituir esse profissional no set de filmagem.

  • Verificar se algum profissional da equipe entrou em contato com alguém que foi testado positivo para o Coronavírus.
    Mantenha em home office por 14 dias e substitua esse profissional no set de filmagem.

  • Caso alguém da equipe apresente quadro gripal (febre, coriza etc) mantenha a pessoa em home office por 14 dias e recomende que ela procure um médico e teste para Covid-19. No caso de set de filmagem substitua o profissional.

  • Caso alguém da sua equipe tenha testado positivo para Covid-19, recomende que todas as pessoas que tiveram contato com ela entrem em quarentena (14 dias) e atentem para eventuais sintomas, tais como febre, coriza etc. No caso de set de filmagem, substitua a equipe.Protocolo a ser adotado no set de filmagem:



  • Higienização pré-filmagem: em estúdio / locação privada - ter uma equipe especializada para higienizar o espaço antes da equipe entrar.

  • Higienização equipamentos: ter uma equipe responsável por higienizar todos os equipamentos (tripé, câmeras etc) antes da equipe começar a operar.

  • Catering: adotar um modelo de catering individual (marmitas, bowls), evitar o modelo de buffet e itens que possam ser compartilhados.

  • Manutenção do Café: ter uma única pessoa responsável por servir a equipe.

  •  Check-in na entrada do set com enfermeiros/médicos verificando a temperatura da equipe e encaminhar para higienização antes de acessar o set.

  • Evitar transportes coletivos, recomendamos carros individuais.

  • Evitar aglomerações, manter no set de filmagem APENAS os profissionais necessários para a cena.Atenção

  • Evite deslocamentos de equipe para filmagens/reuniões em outras cidades.

  • Reforce junto à equipe técnica e administrativa cuidados de higiene pessoal ao longo da diária (lavar as mãos, uso de álcool gel etc..)Orientações Gerais:






    1.   Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel

    2.  Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir

    3.  Evite aglomerações se estiver doente

    4.  Mantenha os ambientes bem ventilados

    5. Não compartilhe objetos pessoais (computador, celular etc).




      Para saber mais sobre o Covid-19:

      https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

      https://vidasaudavel.einstein.br/covid-19-faq/

      https://drauziovarella.uol.com.br/checagens/coronavirus-verdades-e-mentiras-checagem/

      http://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/

      http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/

      http://www.saude.sp.gov.br/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica-prof.-alexandre- vranjac/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissao-respiratoria/coronavirus-covid-19/














Produção

/