arrow_backVoltar

Nota de Falecimento

Gilberto Dimenstein, aos 63 anos

29.05.20

O jornalista e escritor Gilberto Dimenstein, fundador da plataforma Catraca Livre, faleceu nesta sexta-feira, 29, aos 63 anos. Ele lutava contra um câncer de pâncreas havia nove meses.

Em entrevista ao UOL, em março, Dimenstein afirmou que estava vivendo “uma história de amor com o câncer”. Ele explicou que “decidiu abrir as orelhas para os passarinhos do quintal de sua casa” e dormir abraçado à sua mulher, a jornalista Anna Penido (veja vídeo aqui). Os tratamentos adotados não adiantaram e ele não resistiu. Morreu enquanto dormia.

Como jornalista, Dimenstein construiu importante parte de sua trajetória na Folha de S. Paulo, onde atuou por 28 anos. Foi também comentarista da rádio CBN. Passou por O Globo, Jornal do Brasil, Correio Braziliense e Veja, entre outros veículos.

Em julho de 2009, criou a Catraca Livre. Como conta o site, ele sentiu a necessidade de agrupar, em uma única plataforma, os eventos culturais gratuitos da cidade de São Paulo.

Dimenstein ganhou dois Prêmios Esso de Jornalismo, com reportagens publicadas pela Folha. Conquistou ainda dois Prêmios Líbero Badaró de Imprensa e o Prêmio Jabuti de Literatura de Melhor Livro de Não-Ficção, em 1993, com “O Cidadão de Papel”.

Em seu perfil no Facebook, o último registro foi um repost de mensagem publicada pelo Catraca Livre, no dia 16 de abril, que diz: “Meu nome é Gilberto Dimenstein, sou fundador da Catraca Livre e seu proprietário. Acho que o exemplo sempre vem de cima. Abri mão de 100% dos meus rendimentos para evitar demissão de funcionários. Não é heroísmo. Consigo viver muito bem com minha aposentadoria. O que é difícil é viver sem a companhia de profissionais dedicados e competentes, alinhados com a visão do site de que nossa missão é fazer um mundo melhor.”

Nota de Falecimento

/