Detengamos el odio

Ricardo Darín relembra “O Grande Ditador”, por AMIA

13.07.20

Um dos grandes nomes do cinema argentino, Ricardo Darín faz parte de campanha para relembrar o atentado contra a AMIA (Associação Mutual Israelita Argentina), que completa 26 anos no sábado 18. O prédio da entidade, em Buenos Aires, foi destruído por bombas, causando a morte de 85 pessoas.

Intitulado “Detengamos el odio”, o vídeo traz Darín reproduzindo o monólogo do filme “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin. A última frase dá o tom da campanha: “No alimentemos el odio, detengámoslo con verdad, memoria y justicia” (em português “Não alimentemos o ódio. Vamos detê-lo com verdade, memoria e justiça”).

O vídeo teve realização geral da AMIA. A produtora é a El Perro en la Luna e a direção é de Cecília Atán. A música é de Leo Sujatovich. Como parte da campanha, está sendo utilizada a hashtag #DetengamosElOdio nas redes sociais.

Com esta ação, nós nos propusemos a ressaltar valores imprescindíveis que devem estar presentes em toda sociedade que defende a vida e a dignidade humana”, declarou Ariel Eichbaum, presidente da entidade.

Na sexta-feira 17, haverá um ato virtual em nome das vítimas do atentado. Mais de 300 pessoas ficaram feridas. O lema é “Que a Justiça não lave as mãos. Este ano o ato é virtual, mas a reivindicação é tão real, como sempre”.

O evento foi marcado para sexta para que seja respeitado o Shabat, dia sagrado de descanso no judaísmo.

Detengamos el odio