One School

One Club lança escola de portfólios voltada a criativos negros

20.07.20

The One Club for Creativity anuncia o lançamento da One School, programa gratuito de construção e avaliação de portfólios voltado a jovens criativos negros.

A One School será conduzida pelo diretor de criação do Spotify Oriel Davis-Lyons (ex-R/GA e Droga5 em Nova York, e Colenso BBDO, na Nova Zelândia), e faz parte da programação de desenvolvimento profissional do The One Club.

O projeto teve início depois que Davis-Lyons publicou, no início de junho, no LinkedIn, um texto lamentando o alto custo das escolas de publicidade dos EUA. A publicação foi vista por Bob Isherwood, ex-diretor criativo mundial da Saatchi & Saatchi e professor adjunto da Universidade Vanderbilt, agora encarregado do departamento de desenvolvimento profissional do One Club, que procurou Davis-Lyons para viabilizar o programa.

"Os briefs serão escritos por estrategistas negros e ministrados por tutores e professores negros, e os alunos serão emparelhados com mentores negros do setor", ressalta Davis-Lyons. "Não se trata de ensinar aos criativos negros como se 'encaixar' em um setor predominantemente branco. Trata-se de ajudá-los a criar um portfólio que seja excelente em termos criativos e 100% autênticos para quem eles são".

Além de ajudar a ensinar como montar a pasta, a One School tem a proposta de auxiliar o profissional a se inserir na indústria. "A maioria dos palestrantes falará não apenas sobre criatividade, mas também sobre suas próprias experiências pessoais como criativos negros, transmitindo conselhos que ajudarão uma nova geração", garante Davis-Lyons.

O Spotify é o principal patrocinador do programa, que também conta com o apoio do McCann Worldgroup, Ogilvy, R/GA e WPP.

As datas oficiais para o primeiro curso, em setembro, serão anunciadas em breve. As inscrições podem ser feitas por aqui.

Devido ao aspecto prático do programa, são apenas 15 vagas, para alunos que não frequentaram uma escola de publicidade.

Os candidatos serão selecionados com base na criatividade, paixão e comprometimento. Eles deverão enviar um breve vídeo sobre o motivo pelo qual desejam ser criativos, dar exemplos de sua criatividade em projetos pessoais ou profissionais e responder a um brief.

A escola online gratuita funcionará duas noites por semana durante 16 semanas. Os alunos receberão 10 briefs ao longo do curso.

Uma noite da semana será dedicada às palestras dos principais criativos negros, sendo a segunda um tutorial de duas a três horas, ministrado por Davis-Lyons, no qual os alunos mergulharão em diferentes canais, disciplinas e processos criativos, recebendo resenhas individuais de seu trabalho.

As semanas posteriores do curso serão dedicadas à criação de portfólios, julgados pelos principais profissionais de agência, à premiação das pastas e à inserção no mercado de trabalho.

One School