arrow_backVoltar

Até 2030

Apple promete neutralizar 100% da emissão de carbono

21.07.20

A Apple anunciou nesta terça-feira, 21, suas metas relacionadas ao clima e ao meio ambiente. O compromisso que está estabelecendo é de se tornar 100% carbono neutro até 2030, plano que inclui manufatura e fornecedores. Para isso, conta, inclusive, com um novo robô de reciclagem para ser adotado na linha de produção do iPhone.

A companhia informou que já é neutra em carbono em suas operações corporativas globais. Com o novo compromisso, a promessa é que, dentro de dez anos, todos os dispositivos da Apple à venda terão impacto climático zero.

"As empresas têm uma profunda oportunidade de ajudar a construir um futuro mais sustentável, nascido da nossa preocupação comum com o planeta que compartilhamos", disse Tim Cook, CEO da Apple.

Segundo ele, as inovações que impulsionam a jornada ambiental da companhia ajudaram a tornar os produtos mais eficientes em termos de energia e permitem trazer novas fontes de energia limpa no mundo. “A ação climática pode ser a base para uma nova era de  inovação, criação de empregos e crescimento econômico durável. Com o nosso compromisso com a neutralidade do carbono, esperamos ser uma onda no lago que cria um movimento muito maior”, afirmou.

Para replicar essa ideia, a Apple está fornecendo detalhes de sua estratégia para atingir a neutralidade na emissão de carbono com o propósito de compartilhar sua experiência com outras empresas. No Environmental Progress Report (acesse aqui) deste ano, divulgado nesta terça, a empresa avisa que tem planos de reduzir emissões em 75% até 2030, enquanto desenvolve soluções inovadoras de remoção de carbono para os 25% restantes de sua pegada.

Como parte do plano, a corporação está montando um programa, Impact Accelerator, que irá investir em empresas de pertencentes a grupos minoritários, gerando resultados positivos em sua cadeia de fornecimento e nas comunidades que são afetadas pelas crises ambientais. O acelerador faz parte da Iniciativa pela Equidade e Justiça Racial da Apple, que tem recursos de US$ 100 milhões e está focada em esforços que abordam educação, igualdade econômica e a reforma do direito penal.

"Estamos orgulhosos de nossa jornada ambiental e do ambicioso roteiro que estabelecemos para o futuro", disse Lisa Jackson, vice-presidente de Meio Ambiente, Políticas e Iniciativas Sociais. “O racismo sistêmico e as mudanças climáticas não são questões isoladas e não serão resolvidas com soluções isoladas. Temos uma oportunidade geracional para ajudar a construir uma economia mais ecológica e mais justa, onde desenvolvemos indústrias totalmente novas, buscando levar a próxima geração a um planeta que vale a pena chamar de lar”, completou.

Entre os anúncios da Apple estão o robô Dave, que desmonta componentes do iPhone para recuperar melhor materiais importantes, como o tungstênio; novos e amplos sistemas de painéis solares na Escandinávia; e projetos concluídos no Arizona, Oregon e em Illinois que elevam a capacidade de energia renovável da Apple a ponto de se tornar suficiente para alimentar mais de 150 mil casas por ano. Hoje, mais de 80% da energia renovável que abastecem as instalações da Apple são de projetos criados pela própria empresa.

Com o estabelecimento de suas metas, a Apple se junta às big tech que anunciaram planos ambiciosos de carbono neutro: Amazon, Google e Microsoft. Ela também lançou um filme para comunicar seu novo compromisso. O título em inglês é “A climate change promise from Apple”. É estrelado por um bebê.

Até 2030

/