O Espaço é Seu

Aprosom + Apro? (Tula Minassian)

02.09.20

Obra audiovisual! Essa é a nomenclatura correta para filmes publicitários.

Assim sendo, o áudio vem antes, porque toca os corações, os sentimentos, tristes, alegres, sensitivos, de medo, de paixão, de tesão, de percepção!

O visual vem depois. Porque vem para ilustrar, para representar, para dissimular, para racionalizar!

Graças a Deus, por mais que a razão tente racionalizar um som, seja ele qual for, jamais conseguirá exprimir o valor emocional de um silêncio.

Dito isso, é com imensa tristeza que vejo hoje movimentos favoráveis e desesperados de produtores, músicos e "empreendedores" sonoros cogitando a união da Aprosom (Associação Brasileira das Produtoras de Fonogramas Publicitários) à Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais).

Esse é o triste fim do que se iniciou um dia, com tanta dignidade e bravura.

Por muitos anos, inúmeros foram os tijolinhos erguidos por apaixonados e incansáveis produtores de som, conscientes de sua importância no mercado publicitário.

Infelizmente, hoje estão todos à mercê de seus interesses pessoais, suas necessidades imediatistas e, acima de tudo, à mercê de sua mesquinhez!

"Pra frente é que se anda!!", essa foi a bandeira que levantaram. Triste constatar para onde andarão!

Eu estou longe. Mas estou de olho em vocês!

Que se faça silêncio.

Tula Minassian, sócio e fundador da Play it Again