Digital Media Awards

Doc do UOL sobre PCC é finalista em prêmio da WAN

23.10.20

O documentário “PCC: Primeiro Cartel da Capital”, que conta, em quatro episódios, a história de uma das maiores facções criminosas do Brasil, é finalista do Digital Media Awards Latam, da WAN-IFRA (associação mundial de jornais), na categoria “Best Use of Online Video”. Lançada em novembro do ano passado, a série documental é uma realização da Mov, produtora de vídeos do UOL, em parceria com o UOL Notícias.

O Digital Media Awards é o prêmio mais influente para o jornalismo digital na América Latina. É organizado pela WAN-IFRA, associação que representa mais de 18 mil publicações em 100 países. A premiação, cujos resultados serão conhecidos entre os dias 17 e 19 de novembro, avalia ainda categorias como “Melhor Site de Notícias ou Serviço Móvel”, “Melhor Estratégia de Conteúdo Pago”, “Melhor Campanha de Marketing Digital para Marcas de Jornalismo” e “Melhor Branded Content para Campanhas nativas de Publicidade”.

Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL, celebra a indicação do documentário. “A nomeação atesta a qualidade das produções de vídeo do UOL e nos enche de orgulho pelo reconhecimento”. O trabalho mobilizou os jornalistas por mais de seis meses.

PCC: Primeiro Cartel da Capital” tem direção de João Wainer, que dirigiu também “Junho - o mês que abalou o Brasil" e "Pixo”. A equipe do UOL Notícias apurou as origens da organização por meio de uma investigação jornalística nas cidades de São Paulo, Santos, Presidente Prudente, Brasília, Rio de Janeiro, Rio Branco e Nápoles, na Itália.

O médico Drauzio Varella é um dos entrevistados que conta que o PCC surgiu como resposta ao massacre do Carandiru. Estão no doc ainda o procurador de Justiça Marcio Sergio Christino e o promotor do Gaeco Lincoln Gakiya, que explicam como o grupo se consolidou no país ao comandar rebeliões em presídios e esquemas de narcotráfico.

Veja a série aqui.

Digital Media Awards