arrow_backVoltar

Black Talents Matter

Publicitários pretos se unem contra crime racial e lançam petição

11.11.20

Às vésperas do Dia da Consciência Negra, um comentário de cunho racista foi deixado em uma planilha online que reúne opiniões anônimas e que, vez por outra, circula pelo mercado publicitário.

O comentário criminoso é uma tentativa de, entre outras agressões, tirar a legitimidade de um programa de contratação de pessoas pretas, gerido por uma agência, em São Paulo: "Tem um monte de preto (sic) incompetentes, que são superprotegidos pela [fulana] (gerente e puxa-saco da [fulana] e [sicrano]). Aliás, ela puxa-saco de todos, pra não demitirem ela por ser péssima gestora. Agora, ainda inventaram um tal [nome do programa de inclusão], só pros pretos incompetentes se seguraram (sic) mais. PAREM DE CONTRATAR PELA COR!!!!".

Tendo em vista o ocorrido, um grupo de publicitários pretos se uniu e criou uma petição, com o intuito de garantir sua proteção nas agências.

O grupo escreveu um comunicado que diz:

"Segundo dados do IBGE, a população negra no país corresponde a 54%, o que é mais da metade. Estudo realizado em 2015, pelo Instituto Etnus, mostra que a cada mil funcionários de grandes agências, apenas 35 são pretos. E apenas 0,74% ocupam cargos de direção.

Para termos um ambiente que represente melhor o nosso país, agências brasileiras estão realizando diversos programas de contratação para pessoas negras. Tanto que, no ano passado, algumas assinaram um termo de compromisso com o Ministério do Trabalho se comprometendo a contratar mais pessoas negras.

O comentário feito atingiu diretamente os profissionais pretos da área, mostrando que a luta contra o racismo estrutural ainda é grande. Alguns se uniram para que a pessoa seja responsabilizada, pedindo também um posicionamento das agências por um ambiente mais saudável para eles, por meio de uma petição online".

Para assinar a petição, clique aqui.

Black Talents Matter

/