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A arte de restaurar

Audi apoia recuperação de mural de Kobra sobre Senna

03.12.20

O artista urbano Eduardo Kobra está prestes a terminar a restauração de um mural no centro de São Paulo que retrata o tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna. Inaugurado em 2015 com apoio da Audi, ele recebe investimento da montadora mais uma vez. O trabalho inaugura o projeto “A arte de restaurar”, de Kobra.

Chamado “A lenda do Brasil”, o mural em questão é um dos 12 trabalhos que Kobra fez em homenagem ao piloto (entre eles estão um feito em março deste ano em Interlagos e outro, no ano passado, na pista de Imola, na Itália, onde Senna correu pela última vez). Localizado na rua da Consolação 2608 (esquina com a avenida Paulista), ele se deteriorou antes do tempo.

Segundo o grafiteiro, murais podem durar de oito a dez anos. O da Consolação se deteriorou em cinco. No caso, não foi apenas a ação do tempo, das chuvas e do sol que afetou a pintura. O prédio onde Senna está retratado, que tem cerca de 50 metros, sofreu com problemas de infiltração. A pintura descascou e deixou partes brancas no trabalho, o que obrigou a remoção de camadas da parede no processo de restauro.

Esse é o primeiro mural a ser recuperado pelo projeto. Ele deve ficar pronto na próxima semana. Kobra pretende restaurar “Oscar Niemeyer”, também na região da Paulista, e “Etnias – Todos Somos Um”, no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro. Segundo ele, “não podemos pensar apenas no novo. É preciso ter um olhar para o que já existe em nossas casas e cidades, como as marquises dos prédios, as árvores, os monumentos e os murais. E este é um dos primeiros movimentos de restauração, revitalização e preservação de murais, que já são verdadeiros patrimônios das cidades e merecem receber os mesmos cuidados que qualquer obra de arte”.

Para o trabalho de restauração, que demandou mais tempo do que imaginava (antes ele calculou dez dias e, depois, passou para em torno de 20), foi preciso mapear o mural, que tem 41 metros de altura e 17,5 m de largura, e comparar com o desenho original. “A pintura teve de ser mais livre”, contou, referindo-se à restauração.

As partes desgastadas receberam uma camada seladora, para evitar novos problemas de infiltração. Ao final, o mural receberá uma aplicação de verniz para proteger dos efeitos do sol, ampliando a durabilidade do painel em 2, 3 anos. Com isso, “A lenda do Brasil” poderá ficar conservado por pelo menos oito anos.

Kobra destacou que não é expert em restauração e que está aprendendo com o projeto. “A arte de rua sempre foi colocada como efêmera. É preciso mudar isso. No México, há painéis bem preservados. Quero plantar essa semente”, disse o artista, que faz o registro de seus trabalhos e outros. Seu acervo tem três mil fotos e a maioria dos grafites e murais registrados não existe mais.

Conexão entre marca, artista e Senna

Cláudio Rawicz, diretor de comunicação e marketing da Audi do Brasil, relembrou a conexão da marca com o ídolo das pistas. Em 1993, Senna assinou contrato com a montadora para trazer os primeiros modelos para o país – no ano seguinte, no dia 1º de maio, ele morreu por causa de um acidente no GP de San Marino, no circuito de Imola. A Senna Import representou a marca por seis anos, mesmo após a morte do piloto, quando a empresa passou a ser comandada por Leonardo Senna, irmão do tricampeão. Em 1999, a Audi assumiu a Senna Import.

Com Kobra, a parceria começou em 2015, quando a Audi deu início no Brasil à produção do A3 sedã. Foi nessa ocasião que ele pintou o mural da Consolação. Também pintou um A3 sedã, que foi exposto no Salão do Automóvel de 2016.

Como estava evidente, a restauração era necessária. E o projeto se conectou com os valores da marca. Uma abordagem da montadora é “Não há futuro sem passado”. Outros valores ligados à proposta de restaurar arte urbana são inovação, fascinação (a Audi se preocupa muito com design) e perfeição (a montadora procura manter máxima qualidade no carro).

Para documentar o processo, a Audi convocou o perfil Instagrafite, no Instagram, para acompanhar o primeiro trabalho do projeto “A arte de restaurar”. Serão veiculados, ao todo, 12 episódios curtos (15 segundos). Depois, será consolidado um filme a ser exibido nas redes sociais da Audi.

A montadora convidou outras marcas a participar do projeto. “Ele é um primeiro passo de um trabalho muito importante”, afirmou Rawicz, referindo-se à restauração do mural de Senna.

Beco do Batman e NegoVila

Kobra comentou o manifesto feito por artistas e grafiteiros que pintaram com tinta preta os muros antes coloridos do Beco do Batman, na Vila Madalena, em protesto pela morte do artista plástico, grafiteiro e skatista NegoVila (leia aqui).

“Sempre passei mensagens, falando desde racismo à violência. A classe de artistas e grafiteiros ficou comovida com a morte de NegoVila e fizeram um mutirão. Foi um protesto e isso é legítimo para alertar a população sobre a violência nas ruas. O grafite é uma ferramenta de conscientização”, declarou.

O muralista lembrou que várias obras importantes foram cobertas, mas reforçou a legitimidade da ação, acrescentando que NegoVila era bastante conhecido por seus trabalhos na região. “Vamos ver os próximos passos. Talvez seja criado um mural em memória do artista”.

A arte de restaurar

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