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20 anos de um canudo no mar

Nescau cria movimento sustentável: Joga Junto

01.02.21

Vinte anos na vida de uma pessoa e 20 anos de um canudo no mar. O que muda nesse período nos dois casos? A reflexão está no centro da nova campanha de Nescau, o movimento Joga Junto. Dois filmes fazem parte da comunicação que estabelece comparações entre o que se passa com os seres humanos desde seu nascimento e a permanência do plástico na natureza.

Criada pela Ogilvy, a campanha dá continuidade ao compromisso da marca de substituir 100% de seus canudos plásticos pelos de papel neste ano. Em 2019, Nescau anunciou a retirada de parte dos canudos plásticos dos produtos do tipo “pronto para beber”. Agora, a substituição vai se estender também para todo o portfólio de bebidas da Nestlé. Com isso, a empresa deixará de utilizar mais de 300 milhões de canudos plásticos por ano a partir de 2021.

Nos dois filmes, Nescau usa uma série de fotos desde a infância para ilustrar a evolução do personagem até a vida adulta. A tela é dividida para mostrar no outro lado o canudo no mar. Em “Teodoro”, surgem referências como a escola, o esporte e a família. Na outra tela, o canudo de plástico descartado no mar segue imutável.

No comercial “Safira”, a personagem é apresentada desde a infância, com passagens de tempo em sua adolescência e escolhas que a jovem fez em relação a sua identidade e forma como se vê no mundo. O canudo segue igual nessa jornada de 20 anos.

A mensagem da campanha diz: “Se o canudo não muda, a gente muda o canudo”. A marca informa que Nescau tem 100% canudos de papel. “De canudo em canudo, a gente muda o mundo”. E, no final, a empresa convida o consumidor a participar do movimento #JogaJunto. O projeto Tamar surge também, referendando a iniciativa.

Nós mudamos o tempo todo. Enquanto o canudo de plástico, não. Ele segue imutável, e, se descartado no lugar errado, pode gerar consequências para o planeta. Então, conectamos os pontos e chegamos ao insight do projeto”, explica Marcio Fritzen, diretor de criação executivo da Ogilvy. “Também gostaríamos de passar uma mensagem positiva. Mais do que nunca estamos precisando de boas energias. Por isso, finalizamos os filmes com uma inspiração e um convite: de canudo em canudo a gente muda o mundo”, completa.

Além dos filmes nas versões de 45 segundos e 30 segundos veiculados na TV e no digital, a campanha se desdobra em ações nas mídias sociais que dão awareness e sustentação às mensagens da marca. Entre elas, destaque para um filtro no Instagram que usa inteligência artificial para criar um time lapse a partir da imagem do rosto do usuário. O resultado é um filme com diferentes fases da vida da pessoa em contrapartida a vida de um canudo de plástico no mar. As ações foram criadas pelo content studio da Nescau na Ogilvy. Quizzes, enquetes e outros conteúdos interativos também estão previstos nos canais sociais da marca.

Compromisso

Em fevereiro de 2019, Nescau anunciou parceria com o Projeto Tamar, que atua na preservação de tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. Diversas frentes de conscientização ambiental, educação e apoio à pesquisa e trabalho em campo com as tartarugas foram lançadas. Uma das iniciativas foi a aquisição de transmissores via satélite que serão implantados em tartarugas para que elas possam ser monitoradas em tempo real por biólogos.

A Nestlé tem um compromisso de entregar seus produtos em embalagens que sejam seguras e minimizem impacto no meio ambiente, com a meta de, até 2021, reduzir 6.100 toneladas de material de embalagem. O objetivo é até 2025 tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis em todo o mundo, em um trabalho que passa por repensar materiais, desenvolver cadeias de coleta seletiva e engajar e educar consumidores e parceiros.

Para saber mais dessas iniciativas, basta acessar o site do movimento Joga Junto.

Ficha Técnica
Agência: Ogilvy Brasil
Cliente: Nescau
Campanha: Nescau Joga Junto
Título: Teodoro e Safira

Criação
Diretor-geral de criação: Félix del Valle
Diretor de Criação Executivo: Márcio Fritzen
Head of Art: Ricardo Leme Lopes
Diretor de Criação Associado: Diego Wortmann
Diretor de Arte: Diego Wortmann e John Bogea
Redator: Márcio Fritzen e Rafael Figueiredo

Planejamento
Head de Planejamento: Thaís Frazão
Diretor de Planejamento: Thiago Krafzik
Supervisora de Planejamento: Luisa Lancellotti
Assistente de Planejamento: Maysa de Paula

Mídia
Head de Mídia: Vanessa Gianotti
Diretora de mídia: Silvia Tajiki
Gerente de Mídia: Raoni Oliveira
Supervisor de mídia: Vinicius Zeller
Assistente de mídia: Giulia Sena

Projetos
Diretora de Projetos: Priscilla Saikai
Gerente de Projetos: Erica Sandrini
Executiva de Projetos: Hinah Dias

Atendimento
Head de Atendimento: Denise Caruso
Diretora Atendimento: Juliana Fernandes e Priscilla Telles
Gerente de Atendimento: Camila Camargo

Cliente
Frank Pflaumer
Fabiana Fairbanks,
Rafael Nadale
Abner Bezerra
Caio Queiroz
Juliana Carvalho
Daniele Mendonça
Marina Asfora

Produção:

Produção Ogilvy: Fabiano Beraldo, Juliana Henriques e Hellen Gazzeta

Produtora de imagem: MODERNISTA CREATIVE PRODUCERS
Produtor Executivo: Marcelo Monteiro e Alexandre Lucas
Atendimento Produtora: Iara Demartini
Direção Criativa Produtora: Alexandre Lucas e Jan Monczka
Direção de Cena: Alexandre Lucas e Jan Monczka
Assistente de Direção: Elis de Seta
Segunda Assistente de Direção: Luz Barbosa
Coordenação de Produção: Pedro Gomes
Diretor de Produção: Giba Pereira
Coordenação de Pós: Juliana Silva
Direção de fotografia: Fernando Bertoluci e Lucas Pupo
Produção de Elenco: Alice Wolferson, Camila Mouri
Direção de Arte: Ana Henriques
Figurino: Simone Fleitlich
Efeitos: Miranda Gibin
Pós-Produção: Mosh
Montagem: Fabio Canale
Finalização: Mosh
Elenco: Teodoro Pinto e Safira Misael

AUDIO
Produtora de som: Jamute
Atendimento:  Kiki Eisenbraun, Sabrina Geraissate
Produção Executiva de Som:  James Feeler
Produção/Criação trilha:  James Feeler, Marcos Vaz
Mixagem e Finalização:  Otavio Bertolo, Fernanda Galetti, Rafael Laurenti

20 anos de um canudo no mar

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