#EuSouUmNovoCiclo

Intimus questiona estigmas em movimento global

08.03.21

A menstruação ainda é um assunto cercado de estigmas, mas, aos poucos, isso vai mudando. Parte dessa transformação é protagonizada por jovens da geração Z, que estão apresentando para a sociedade uma visão aberta sobre o ciclo. Essa é a tônica do movimento #EuSouUmNovoCiclo, ação global de Intimus (Kimberly-Clark).

A iniciativa, assinada pelas agências Ogilvy, VML e Pros, é uma continuação de #ChegadeEstigma, ação realizada em 2020, quando Intimus promoveu conversas sobre tabus envolvendo a menstruação. Lançada na semana do Dia Internacional da Mulher, a campanha #EuSouUmNovoCiclo acontece simultaneamente em diversos países da América Latina (Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Chile, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago e Uruguai).

Com o movimento #EuSouUmNovoCiclo, queremos propor uma conversa para incentivar toda a sociedade a questionar o estigma da menstruação e a lidar de forma mais positiva e natural com seu ciclo, algo que as meninas da geração Z já fazem e tem incentivado outras gerações. Por isso, trouxemos o olhar dessas jovens para conversar sobre o tema e os estigmas relacionados a ele”, declarou a gerente de marketing de Intimus, Fernanda Dayan.

Foi realizada uma pesquisa para entender como as jovens mulheres abordam e enxergam o tema. O resultado é que as meninas mais novas conversam com mais leveza sobre o corpo e o ciclo menstrual, assim como não têm medo de mudar, explorar, experimentar e descobrir formas de viver seus ciclos. Com esses insights, a campanha #EuSouUmNovociclo desenvolveu um tom que contesta ideias pré-concebidas e fortalece a relação da mulher com seu ciclo e seu corpo.

Como marca queremos encorajar, dar voz, força e espaço para que meninas liderem e protagonizem uma conversa coletiva, positiva e transformadora sobre a menstruação e o seu universo. E a campanha vem justamente reforçar esse objetivo, convidando para esse novo ciclo”, completou Fernanda.

A ação começa com um vídeo-manifesto, feito pela Ogilvy, que traz a representatividade da nova geração de mulheres. A trilha da campanha foi criada pela cantora e compositora americana Mxmtoon, de 20 anos.

Meninas e mulheres estão, cada vez mais, aprendendo a contestar a sociedade, em vez de contestar seus próprios corpos e comportamentos. Queremos trazer ao debate: por que as mulheres ainda são estigmatizadas por causa da menstruação? Ao mesmo tempo, toda a campanha valoriza o espaço que essas mulheres já conquistaram”, disse Bê Brandão, redatora da Ogilvy.

Mais ações

Para amplificar a campanha, Intimus realizará a ação de PR digital intitulada “A Casa do Novo Ciclo”, idealizada pela Pros. A marca convocou um time de influenciadoras para serem embaixadoras do movimento. Durante sete dias, elas participarão de lives e encontros virtuais para falar sobre saúde íntima, autoestima, bem-estar e pobreza menstrual.

Como parte da estratégia, a marca lança a promoção “Eu Posso, Eu Faço”, que vai sortear diariamente R$ 1.500 e R$ 150 mil ao final da campanha, em 30 de abril. Para participar, é preciso cadastrar no site www.promointimus.com.br o cupom fiscal da compra de dois produtos da marca Intimus (exceção do sabonete líquido), sendo um deles Absorvente Dia&Noite, Absorvente Noturno ou Absorvente Antibacteriano.

Educação

Para aumentar o impacto do movimento, Intimus conta com a parceria da ONG Plan International, entidade que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas, dentro da iniciativa global Ela Pode. O objetivo é ajudar a organização a promover ações que colaborem para levar informações a meninas e meninos, homens e mulheres de diversas comunidades sobre o tema “menstruação”.

Brasil e Colômbia estarão no foco. Esse trabalho é a continuidade de um projeto iniciado com a ONG em 2018 na Bolívia. No site da iniciativa, serão disponibilizados conteúdos exclusivos, como vídeos, pôsteres e figurinhas digitais para serem compartilhados nas redes sociais. A proposta é propagar a informação e ajudar a educar e conscientizar a sociedade a respeito dos estigmas envolvendo a menstruação.

Agência: Ogilvy Brasil
Cliente: Kimberly Clark
Título: Eu Sou Um Novo Ciclo
Produto: Kotex/Intimus
Chief Creative Officer: Félix del Valle.
Head of art: Ricardo Leme Lopes.
Diretor de Criação Associado: Guilherme Moreira.
Criação: Nayla Alana e Bê Brandão.
Account: Denise Caruso, Laís Pasqua, Beatriz Helena Frizzo Jacob, Mayara Couto e Larissa Santos.
Planejamento: Thais Frazão, Fernanda Felício, Camila Maciel e Evelyn Oliveira.
Mídia LAO: Leonardo Segura, Carolina Delatorre e Juan Toledo.
Mídia BRA: Vanessa Giannotti, Carolina Chadi, Vinicius Zeller e Ariela Guirão.
Producer: Fabiola Thomal e Francini Santiago.
Produtora de Imagem: Modernista Creative Producers.
Produtor Executivo: Marcelo Monteiro e Alexandre Lucas.
Diretora de Atendimento Produtora: Iara Demartini.
Direção Criativa Produtora: Alexandre Lucas.
Diretora: Camila Faus.
Coordenação de Produção: Pedro Gomes.
Direção de Produção: Giba Pereira.
Direção de Fotografia: Licia Arosteguy e Fe Oliveira.
Direção de Arte: Patricia Pereira.
Coordenação de Pós-Produção: Nathalie Rueda.
Produtora de Pós-Produção: Bóson Post.
Produtora de Áudio: Cabaret.
Aprovação Cliente: Samia Chehab, Lillian Dakessian, Livia Marcka e Yesenia Ruiz.

GLOBAL TEAM
Global Group Creative Director: Inger Tanderup e Donna Charlton-Perrin.
Creative Director: Connor Fleming.
Designer: Lucia Vaughan.
Group Strategy Director: Anca Rhone.
Account: Hannah Davis, Nicole Serr e Courtney Davis.

#EuSouUmNovoCiclo