arrow_backVoltar

Colectiva

TBWA: programa de mentoria para mulheres na América Latina

11.03.21

TBWA apresenta na América Latina o Colectiva, um programa de mentoria, de mulheres e para mulheres, que tem o objetivo de ajudar a fortalecer as lideranças femininas na região.

Em sua primeira edição, o projeto contou com a participação de 30 mulheres de dez mercados diferentes e foi desenvolvido em três níveis.

O nível 1, formado pelas líderes dos mercados, que atuaram como mentoras do nível 2 e organizadoras das Colectiva Sessions. O centro das iniciativas foi o nível 2, composto por diretoras da rede na região - essas executivas ficaram responsáveis pela mentoria das "Rising Stars", que puderam participar como ouvintes nas Colectiva Sessions.

O programa foi projetado para que as próprias participantes o gerenciassem. Elas se orientam mutuamente, organizam as reuniões mensais de liderança e, no fim do ano, repensam a iniciativa para o ano seguinte.

"Nosso papel, na TBWA, está mais próximo da curadoria do que da gestão. Lançamos o programa em março do ano passado e foi um grande sucesso. Um valioso espaço para as Colectivas e uma poderosa ferramenta de treinamento, retenção e participação de talentos", comenta Damasia Merbilhaa, VP de Growth & Operations na América Latina.

Entre as participantes das reuniões mensais estiveram Pilar Dufour, CEO da TBWA Peru e a primeira CEO mulher da rede na região da América Latina; Robin Shapiro, CEO da TBWA\WorldHealth; Alison Chadwick, Executive Coach; Michelle Romo, VP de Marketing e Comunicação da MasterCard México e América Central e Danielle Mattos, cofundadora do "Indique Uma Preta".

Entre os planos do Colectiva está o lançamento de versões locais nos mercados da região e a geração de um banco de dados de mulheres dentro do setor na América Latina, permitindo a busca de novos talentos para determinados cargos de liderança.

O programa pretende explorar oportunidades de associação com outras agências, anunciantes e redes de profissionais, uma vez que a luta pela equidade de gênero é uma batalha comunitária.

Colectiva

/