Retratos da Violência

Cenas de mulheres agredidas interrompem programação de TV a cada 2'

29.04.21

Com o objetivo de contribuir para o combate à violência contra a mulher, a Associação Fala Mulher e a RedeTV! criaram o projeto "Retratos da Violência".

A iniciativa interrompeu a transmissão da emissora a cada dois minutos, com a apresentação de uma vítima de violência doméstica, em referência ao dado de que uma mulher é agredida a cada dois minutos no Brasil, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Criado pela We, com produção da Santeria e da Canja Audio Culture e pós-produção da Clan Vfx, o esforço foi idealizado ao longo de dois anos.

O projeto contou com a participação de mulheres (não atrizes) para retratar as 720 denúncias diárias de violência. Todas as cenas se basearam em relatos verdadeiros de vítimas acolhidas pela Associação Fala Mulher.

A RedeTV! ofereceu sua estrutura física e de programação para a realização do trabalho, que contou com a participação voluntária de centenas de mulheres de diferentes idades, raças, estilos, classes sociais, incluindo trans e portadoras de deficiência.

Ao conhecer a iniciativa, a musicista Noélle Bonacin compôs a trilha para violoncelo inspirada em suas próprias sensações ao ver o filme pela primeira vez.

Após a intervenção na programação da RedeTV!, um filme de dois minutos, que reúne os frames captados (assista abaixo) passou a ser veiculado pela emissora.

Ficha Técnica:

Título: Retratos da Violência

Agência: We

Produtora de Filme: Santeria

Produtora de Áudio: CANJA Audio Culture

Produtora de Pós-Produção: Clan VFX

Cliente: Associação Fala Mulher e RedeTV!

Retratos da Violência