Rádio Itatiaia

Rubens Menin, dono da CNN Brasil, adquire empresa mineira

13.05.21

O empresário Rubens Menin, que detém 100% de participação da CNN Brasil desde a saída do jornalista Douglas Tavolaro, em março (reveja aqui), anunciou nesta quinta-feira, 13, a aquisição da Rádio Itatiaia, fundada em 1952 e comandada por Emanuel Carneiro desde 1994. Ele, que atua como apresentador e comentarista, manterá suas funções na emissora.

De acordo com o comunicado, a venda da Itataia já estava nos planos do radialista. “Menin está determinado a dar continuidade ao jornalismo ético, que valoriza o esporte e dá voz para a sociedade”, declarou Carneiro. Já Menin, dono de um conglomerado que conta com o banco Inter e a construtora MRV, conta que a oportunidade de contribuir para a manutenção de um “patrimônio tão valioso para o estado de Minas” foi determinante para a aquisição.

Para o empresário, a aquisição tende a ampliar ainda mais a potência e abrangência da emissora. A audiência, segundo a empresa, é de 900 mil ouvintes por dia. A Rede Itatiaia é composta pela Rádio Itatiaia AM/FM e mais quatro emissoras no estado, localizadas em Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto e Varginha.

Um comitê de transição está sendo estruturado para que o processo seja transparente e colaborativo. O comunicado diz ainda que não há qualquer relação entre a emissora de TV e a rádio Itatiaia. “A rádio se tornou conhecida por dar voz aos ouvintes e cumprir um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e digna. É com este propósito que vamos seguir”, disse Menin.

Outra informação dada pela empresa é que a grade de programação, bem como as equipes permanecerão inalteradas.

O jornal O Estado de Minas reporta que os empresários comunicaram o negócio aos funcionários nesta quinta-feira por videoconferência. De acordo com o diário, Carneiro explicou que fechou contrato com Menin para que a Itatiaia seguisse relevante na região. "A Itatiaia precisa pensar na sua continuidade. A gente tinha recebido outras propostas e pensou bem. O que queremos é a continuidade da empresa por muitos e muitos anos com a mesma credibilidade que sempre teve, com relevância enorme", anunciou.

Menin afirmou, na videoconferência, que a pandemia ressaltou a importância do jornalismo. “Não existe emissora com a capilaridade da Itatiaia, que trabalha de forma ética, com brilhantismo", completou. O empresário também comunicou a aquisição via Twitter.

Rádio Itatiaia