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Pré-Estreia

Mercado Livre e GUT recriam voz de pai de Zico

03.08.21

Em campanha para o Dia dos Pais criada pela GUT São Paulo, o Mercado Livre faz uma homenagem a José Antunes Coimbra, falecido pai do ex-jogador Zico.

O atleta foi convidado pela marca para fazer seu 335° gol no Maracanã. O que Zico não sabia era que, ao pisar no gramado, ouviria a voz de seu pai, que foi recriada digitalmente para pedir ao filho que ele marcasse um gol que ele pudesse "presenciar".

Zico, maior artilheiro da história do Maracanã, revelou recentemente que seu pai, falecido em 1986, nunca viu um gol seu no estádio. "Meu pai estava no Maracanã na fatídica final da Copa de 50 e ficou tão chateado com o resultado que nunca mais colocou os pés lá. Ele se foi há mais de 30 anos e eu sempre falei para o meu filho que eu gostaria muito que meu pai tivesse vivido esse momento, de ver o filho fazendo um gol naquele gramado sagrado, vestindo a camisa do Flamengo", conta.

"Quisemos criar uma conexão entre os pais e filhos que estão longe e também com os apaixonados por futebol ao destacar a história do jogador Zico, ícone do Flamengo. Além disso, nosso filme quer mostrar que nunca é tarde para se realizar sonhos", enfatiza Thais Nicolau, diretora regional de branding do Mercado Livre.

A voz do pai de Zico foi recriada com uso de tecnologia de Inteligência Artificial. Foi desenvolvido pela Soundthinkers um dicionário de voz personalizado que constrói uma mini base de fala a partir de gravações já existentes e materiais de timbre similar. Foi usado um vídeo do arquivo pessoal de Zico e, adaptado a um sistema de síntese neural, o dicionário produziu um novo texto com fala sintetizada.

Paulo Dytz, sócio e líder da Soundthinkers, explica que é preciso ter um conjunto mínimo de aproximadamente 250 frases foneticamente ricas para a construção do dicionário de voz.

"Essa é uma campanha inspiracional, que fala sobre como as relações entre pais e filhos transpassam barreiras físicas. Hoje, a tecnologia nos proporciona infinitas novas possibilidades. Esse é o objetivo da campanha, aflorar os sentimentos pelas suas figuras paternas, sejam elas quem forem, em qualquer lugar", ressalta Bruno Brux, diretor executivo de criação da GUT São Paulo.

Ficha Técnica:

Agência: GUT São Paulo

Anunciante: Ebazar

Produto: Institucional

Título: Gol 335

Duração: 1x2'30” ; 1x60”; 1x30”; 1x15”; 1x5"

Território: Nacional

ECD: Bruno Brux e Murilo Melo

Creative Directors: Linus Oura e Tiago Abreu

Creatives: Will Santos, Kayran Maroni e Fernando Cabral

Global CSO: Fernando Ribeiro

Managing Director : Valéria Barone

Regional Account Director: Natalia Noya

Account Director: Raphaela Guillen

Account Manager: Luiz Ortega

Head of Strategy: Amanda Agostini

Strategy Director: Diana Lopes, Mercedes Barusso

Senior Strategist:Amora Marzulo,

Strategy: Bárbara Reis

Social Strategy Director: Douglas Coelho

Social Strategy: Bruce Vital

Head of Media & Data: Guilherme Cavalcante

Media: Douglas Silveira, Laura Cardeal, Jayane Lopes

Head of Production: Mariane Goebel

Senior Producer: Thaís Schroder

Produtora de Filme: Santería

Direção: Rafa Damy

Diretor Criativo: Felipe Luchi

Produtor Executivo: Ana Paula Domingues

Diretora de atendimento: Paty Silveira

Atendimento: Hellen Gazetta

Coordenação de produção: Ana Paula Domingues

1º Assistente de direção: Bárbara Aranega

2º Assistente de direção: Vitor Silva Moreno Gerbaudo

Diretor de Produção: Antônio Carlos Accioly

Coordenadora de produção: Bianca Marques

Produtora: Karla Bastos

Assistente de produção: José Roberto Antonio Da Silva, Bruna Amaro

Direção de Fotografia: Guillermo Musé

Direção de arte: Patricia Beatriz Nunes Pereira

Produtora de Objetos: Daniela Caetano De Mesquita

Figurinista: Marise Von Klay Santos

Produção de elenco: Gabriela Guimarães, Giselle Souza Favoreto

Coordenação de Pós Produção: Rafael Tschope

Assistência Coordenação: Luke Sakai & Neide Oliveira

Edição/Montagem: Paula Mayumi, Rafa Damy e Saulo Simão

Finalização: Juliana Silva

Color: Bleach Color Grading

Pós: Line VFX

PRODUTORA DE SOM: HEFTY
PRODUTOR: Edu Luke, Otávio Cavalheiro, Cris Botarelli, Celso Moretti, Tuco Barini e Rud Lisboa

ATENDIMENTO: Debora Carvalho e Daniella Cabaritti

COORDENAÇÃO: Cristiane Oliveira

I

Sound company (responsável pela Inteligência Artificial p/ voz do Sr. Antunes): Equipe Soundthinkers

Aprovação do cliente: Louise Mckerrow, Thais Nicolau, Nathalia Cavalcante Teixeira, Ana Luisa Milanesi

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