arrow_backVoltar

Mulheres Inspiradoras

Mattel cria Barbie em homenagem a biomédica brasileira

04.08.21

Como parte da linha "Mulheres Inspiradoras", a Mattel criou uma boneca única feita à semelhança da biomédica baiana Dra. Jaqueline Goes, que liderou uma equipe que sequenciou o genoma do vírus SARS-CoV-2 em apenas 48h no Brasil.

A pesquisadora é doutora em Patologia Humana e Experimental pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), instituição associada à Fiocruz, e coordena o projeto CADDE (Centro de Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus), uma parceria do Brasil com o Reino Unido.

Além da brasileira, outras cinco mulheres que trabalharam na luta contra a Covid-19 foram homenageadas pela fabricante de brinquedos: a enfermeira norte-americana Amy O’Sullivan; Audrey Cruz, que atuou na linha de frente em Las Vegas e trabalhou no combate ao preconceito racial e a discriminação; a psiquiatra canadense Chika Stacy Oriuwa, que abordou o racismo sistêmico na área da saúde; a professora de vacinologia Sarah Gilbert, do Reino Unido, líder no desenvolvimento da vacina de Oxford; e a australiana Kirby White, que desenvolveu uma bata que podia ser lavada e reutilizada, permitindo que os funcionários da linha de frente continuassem atendendo os pacientes durante a pandemia.

"A Barbie reconhece que todos os trabalhadores da linha de frente fizeram enormes sacrifícios ao enfrentar a pandemia e os desafios que ela agravou. Para iluminar seus esforços, estamos compartilhando suas histórias e aproveitando a plataforma da Barbie para inspirar a próxima geração a seguir essas heroínas. Nossa esperança é nutrir e estimular a imaginação das crianças que interpretam seus próprios enredos como heróis", ressalta Lisa McKnight, vice-presidente sênior e chefe global da Barbie e bonecas da Mattel.

Mulheres Inspiradoras

/