arrow_backVoltar

Óculos inteligentes

Facebook e Ray-Ban apresentam Ray-Ban Stories

09.09.21

Ray-Ban e Facebook lançaram nesta quinta-feira, 09, um modelo de óculos inteligentes que captura fotos e vídeos, toca música e recebe ligações. É o Ray-Ban Stories, que chega em 20 estilos a partir de US$ 299 em seis países: EUA, Austrália, Canadá, Irlanda, Itália e Reino Unido.

O wearable foi apresentado pelo próprio CEO da companhia, Mark Zuckerberg, em vídeo publicado na rede (veja aqui). Ele vem equipado com câmeras duplas de 5MP, que permitem registrar momentos conforme eles acontecem. É possível tirar fotos e gravar vídeos de até 30 segundos com o botão de captura ou sem usar as mãos, por meio dos comandos de voz da Assistente do Facebook.

Uma luz de LED se acende para que as pessoas que estão por perto saibam que o usuário está fazendo registros. Alto-falantes são integrados e o Ray-Ban Stories conta com uma matriz de áudio de três microfones. A tecnologia Beamforming e um algoritmo de supressão de ruído de fundo fornecem uma experiência de chamada aprimorada.

O modelo é emparelhado através do novo aplicativo Facebook View, disponível para iOS e Android. Ele torna mais fácil importar, editar e compartilhar conteúdo capturado nos óculos inteligentes para outras aplicações, como Facebook, Instagram, WhatsApp, Messenger, Twitter, TikTok, Snapchat e outras. O conteúdo pode ficar armazenado no rolo da câmera do celular. Além disso, há funções exclusivas do Facebook View para realizar aprimoramentos pós-captura.

O Ray-Ban Stories vêm com um estojo de carregamento portátil projetado para que o modelo seja recarregado facilmente.

A EssilorLuxottica, dona da marca Ray-Ban, e o Facebook trabalharam juntos desde o conceito até o design final para integrar a tecnologia inteligente em um formato icônico. Foram reprojetados componentes para que tudo (duas câmeras, um conjunto de micro-alto-falantes, uma matriz de áudio de três microfones, um processador Snapdragon otimizado, um touchpad capacitivo, uma bateria e mais) coubesse num espaço exíguo e numa armação muito leve. O formato levou a muitas discussões, desde a arquitetura dos alto-falantes até a seleção da câmera.

A rede informa que os óculos inteligentes e o Facebook View são experiências sem anúncios publicitários. O Facebook avisa que não usa fotos e vídeos para gerar anúncios personalizados.

Além disso, os óculos só podem ser emparelhados com uma conta de cada vez. Se um usuário perder o produto e alguém tentar emparelhá-lo com um novo telefone e com outra conta do Facebook, quaisquer dados e mídia deixados nos óculos serão automaticamente excluídos.

Óculos inteligentes

/