Lions Creativity Report

Brasil entre os países + criativos

17.09.21

O Brasil é o terceiro país mais criativo do mundo, seguido por EUA e Reino Unido, segundo o Lions Creativity Report, apresentado nesta sexta-feira (17).

Além dos países, os rankings registram o desempenho de regiões, redes, agências, produtoras e profissionais mais criativos, em classificações compiladas a partir de trabalhos premiados no Cannes Lions 2020/2021.

Entre os destaques, a brasileira Africa lidera entre as agências latino-americanas, seguida pela VMLY&R Brasil em segundo, AKQA São Paulo, Wunderman Thompson Buenos Aires e Ogilvy Colômbia fechando as top 5.

Entre as agências independentes mais criativas, a Gut São Paulo é a quinta colocada em uma lista liderada pela Wieden+Kennedy Portland, seguida pela The Bloc de Nova York (que tem como sócio e CCO o brasileiro Bernardo Romero).

Já lista de diretores de criação mais premiados é encabeçada pelos brasileiros Jean Zamprogno e Fernando Pellizzaro, da David Miami. Saulo Rocha, da David Madri, aparece na quarta posição (junto com seu dupla, o peruano André Toledo), seguido por Fred Bosch, na quinta colocação. Na nona posição, Arthur Daraujo e Eduardo Tavares, da Area 23 de Nova York.

O brasileiro Sergio Takahata, da David Miamié o sétimo colocado no ranking de diretores de arte.

Entre os diretores de cena mais premiados, em sexto lugar está Santi Dulce, da Primo Content/Triatoma São Paulo e em novo Iris Fuzaro, da Le Tour Du Monde SP.

Confira abaixo alguns dos destaques:

Creative Location Rankings:

1. USA
2. United Kingdom
3. Brazil

Creative City Rankings:

1. New York
2. London
3. São Paulo

Creative People of the Festival Rankings:

Director of the Festival:

1. Nisha Ganatra, CHELSEA PICTURES, New York, USA
2. Markus Ahlm, COLONY, Stockholm, Sweden
3. Similar But Different (Charlotte Fassler / Dani Girdwood), SMUGGLER, London, United Kingdom

Creative Director of the Festival:

1. Jean Zamprogno / Fernando Pellizzaro, DAVID, Miami, USA
2. Niels Sienaert / Tim Schoenmaeckers, FCB CHICAGO, Chicago, USA
3. Jim Hilson / Toby Allen, AMV BBDO, London, United Kingdom

Art Director of the Festival:

1. Felipe Antonioli, DAVID, Madrid, Spain
2. Andy Tamayo, DAVID, Miami, USA
3. Dwight Williams / Mateus Cerqueira, FCB CHICAGO, Chicago, USA

Copywriter of the Festival:

1. Luis Giraldo, DAVID, Madrid, Spain
2. Alexander Allen, DAVID, Miami, USA
3. Jared Schermer, DAVID, Miami, USA

Regional Network of the Festival - Asia Pacific:

1. DENTSU
2. OGILVY
3. DDB WORLDWIDE

Regional Network of the Festival - EMEA:

1. PUBLICIS WORLDWIDE
2. BBDO WORLDWIDE
3. OGILVY

Regional Network of the Festival - Latin America:

1. DDB WORLDWIDE
2. AKQA
3. OGILVY

Regional Network of the Festival - North America:

1. FCB
2. OGILVY
3. McCANN WORLDGROUP

Director of the Festival

1 Nisha Ganatra CHELSEA PICTURES New York USA
2 Markus Ahlm COLONY Stockholm SWEDEN
3 Similar But Different (Charlotte Fassler / Dani Girdwood) SMUGGLER London UNITED KINGDOM

Leia todas sobre Cannes, aqui.

Lions Creativity Report