Festival do Clube 2021

Carlos Saldanha: processo criativo, propaganda e entretenimento

21.09.21

Oficialmente, o sabiá-laranjeira é o animal símbolo do Brasil. Mas, para milhões de crianças (e adultos também), o verdadeiro pássaro do país é a ararinha azul Blu, de “Rio”. Criador e diretor de “Rio” e “Rio 2”, Carlos Saldanha conversa sobre sua experiência internacional nesta quarta-feira (22), durante o Festival do Clube, com o sócio e CEO da Pródigo Filmes, Francesco Civita.

A Pródigo foi escolhida para produzir a minissérie “Cidade Invisível”, criada por Saldanha e oferecida, no início para a Netflix nos EUA. A plataforma aprovou a ideia e decidiu fazer o projeto no Brasil. "Foi um namoro longo. Uma série chega não como um projeto pronto, mas como uma ideia. Só para escrever todos os episódios foram quase dez meses. Entre o início e o lançamento, passaram-se mais de dois anos", conta Civita.

Cidade Invisível” explora as lendas do folclore brasileiro a partir da história de Eric (Marco Pigossi), um policial que tenta desvendar o mistério da morte de sua companheira e descobre um mundo invisível habitado por seres fantásticos, como o boto cor-de-rosa, a Cuca e o Saci-Pererê. Com sete episódios, a série fez sucesso em mais de 40 países e já tem garantida uma segunda temporada.

Radicado nos EUA há duas décadas, Carlos Saldanha tornou-se um dos maiores nomes da animação no mundo depois de brilhar com a trilogia “A Era do Gelo”, da Blue Sky. Quando começou lá, em 1993, a produtora se sustentava fazendo comerciais, o que lhe deu a oportunidade de trabalhar com propaganda. Em 2000, a Fox comprou a Blue Sky. O resto é história.

A Era do Gelo” foi lançado em 2002 e ganhou uma indicação ao Oscar de Melhor Longa de Animação. A segunda parte da trilogia veio em 2006 e a terceira, em 2009. Em 2011, Saldanha homenageou sua cidade natal com “Rio” e com a sequência “Rio 2”, de 2014. Seu trabalho seguinte, “O Touro Ferdinando” (2017), também foi indicado ao Oscar.

Em tom de bate-papo, a conversa vai girar em torno do processo criativo pessoal de Saldanha, além de lembrar que o audiovisual de entretenimento tem muitos talentos que vieram da propaganda e que ainda trabalham com isso. O próprio diretor geral da série da Netflix, Luis Carone, tem larga experiência em publicidade.

"Vamos falar do elemento propaganda na evolução do processo criativo, sobre como se faz uma série, quanto demora, a importância do roteiro, da equipe de produção, da pós-produção. E ver quais os inputs e as dicas que o Carlos dá para os jovens. Queremos mostrar para a nova geração que nada é uma coisa única, tudo é aprendizado", diz o CEO da Pródigo.

Assim como os outros painéis desta edição, a entrevista com Carlos Saldanha terá transmissão online pela plataforma Globoplay. A conversa com Francesco Civita acontecerá nesta quarta-feira (22), às 20h, na Sala Estrela.

Para participar do evento, é preciso fazer inscrição - que é gratuita - na plataforma da Sympla – aqui.

Garanta seu lugar.

Acesse aqui para conferir a programação.

Festival do Clube de Criação
Quando22 e 23 de Setembro de 2021
OndeGloboplay
InscriçõesSympla