arrow_backVoltar

Isso é o MuBE

Campanha apresenta nova identidade visual de museu

08.11.21

A dupla de artistas Angela Detanico e Rafael Lain assinam a nova identidade visual do MuBE (Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia).

Nas cores marrom e verde, unindo cultura e natureza, o visual exibe tipografia de geometria angulada nas letras “M” e “E”, que remonta aos traços arquitetônicos do museu, e formas mais orgânicas nas letras “U” e “B”, referência ao paisagismo curvilíneo, característico de Burle Marx. A utilização de letras horizontais e verticais remontam à tridimensionalidade da escultura.

"O marrom simboliza o barroco mineiro, a esquadria de ferro do museu, o concreto brutalista, a escultura; o verde remete à natureza, ao paisagismo e à ecologia", explica Angela.

"Ao mesmo tempo que buscamos uma imagem mais minimalista e jovem, conectada com o momento atual, também sentimos a necessidade de aproximar a história do MuBE do público de uma forma direta, leve, mas profunda, destacando a arte, a cultura e a ecologia", afirma Flavia Velloso, diretora-presidente da instituição.

A nova marca faz parte de um projeto de reposicionamento que o MuBE iniciou em 2019. O processo foi conduzido com o apoio da consultoria de marca iN.

Para apresentar a identidade visual ao público, o MuBE firmou parceria com a Miami Ad School. "Para a criação da campanha de reposicionamento do museu, em vez de uma agência tradicional, o MuBE optou por uma escola de propaganda com olhar mais fresco e jovem", pontua Ana Carmen Longobardi, conselheira do MuBE.

Foram convidados os professores Alexandre Kazuo e Lucas Ribeiro, que atuam como diretores de criação associados da Hill Holliday, agência localizada em Boston (EUA). A campanha, que traz a assinatura "Isso é o MuBE", contou com a participação dos alunos Aline Fucs, Isabela De Angelis, Rafael Reis e Gabriel Oreiro.

"A nossa intenção foi de esclarecer o que as pessoas encontram dentro do MuBE, mas sem deixar de lado o elemento da curiosidade, presente, não só nas obras de arte, como no próprio equipamento arquitetônico", conta Kazuo.

 

Isso é o MuBE

/