arrow_backVoltar

Chatbot tradutor

Ferramenta no WhatsApp explica termos em inglês

16.11.21

Para facilitar a vida de quem não domina o inglês, a Meta (novo nome da companhia Facebook) criou, em parceria com a Indique Uma Preta e a agência MOOC, o Me Bote Na Conversa, um chatbot no WhatsApp que traduz termos corporativos para o português e explica seus significados, ajudando a tornar a comunicação mais inclusiva.

A iniciativa pretende quebrar a barreira linguística no meio corporativo, considerando que apenas 5% dos brasileiros têm alguma fluência em inglês, segundo estudo do British Council de 2019, e que muitas empresas usam o idioma no dia a dia. Palavras como budget, approach e briefing nem sempre são compreendidas.

"Desenvolver a segurança psicológica de grupos historicamente minorizados no mercado de trabalho é uma etapa essencial da inclusão. Além de acelerar esse processo, o Me Bote na Conversa ainda cria novas possibilidades para que pessoas negras e periféricas contribuam para debates de questões essenciais do negócio", explica Daniele Mattos, cofundadora da Indique Uma Preta.

O bot opera por meio de um chat que pode ser acessado com facilidade e gratuitamente por qualquer pessoa no WhatsApp. A base de dados já conta com mais de 350 termos cocriados com a Indique Uma Preta e que são os mais usados nas companhias. A ferramenta também funciona de forma colaborativa e os usuários podem sugerir novas palavras para serem incluídas.

Fernanda Guimarães, head do Creative Shop da Meta no Brasil, reforça o valor da iniciativa como ferramenta inclusiva ao afirmar que pessoas que não tiveram acesso ao ensino de inglês podem se sentir deslocadas ou desconfortáveis no ambiente de trabalho. “Idealmente, companhias e agências usariam o português em todas as conversas e isso estaria resolvido. Mas sabemos que em multinacionais, ou nas empresas que as atendem, a troca de informações não tem esse controle total. Então, o Me Bote na Conversa é uma ferramenta que ajuda a tirar todas as dúvidas com autonomia e privacidade".

Levis Novaes, cofundador e diretor de estratégia da MOOC, destaca que o Me Bote Na Conversa traz a essência de conectar e encurtar acessos, “uma vez que as oportunidades nunca foram equilibradas e igualitárias em comparação com a proporção populacional”.

Para acessar o bot, é preciso adicionar o número +55 11 93456-5026 na agenda do celular ou clicar no link https://wa.me/5511934565026 para iniciar uma conversa. Em seguida, é só acessar o chat no WhatsApp e digitar o termo que deseja ser traduzido. Ao digitar "deadline" por exemplo, a explicação é: "uma data combinada para a entrega de um trabalho". A ferramenta descreve a forma correta de pronunciar o termo em inglês.

O time de recrutamento da Meta no Brasil passará a adotar o Me Bote Na Conversa como ferramenta de facilitação nos processos seletivos da companhia no país e como sugestão para recém-contratados.

Chatbot tradutor

/